Logo “50 anos por Vlado” é de autoria do designer e ilustrador Kiko Farkas
01/09/2025

ATO INTERRELIGIOSO NA CATEDRAL DA SÉ RELEMBRA RESISTÊNCIA POR VLADO E TODAS AS VÍTIMAS DA DITADURA

Compartilhar:

Recriação histórica de 1975 reunirá lideranças religiosas, familiares, autoridades e artistas no próximo 25 de outubro

Em 2025, o Brasil lembra os 50 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, brutalmente assassinado em 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo. Para marcar a data, a Comissão Arns e o Instituto Vladimir Herzog realizam a recriação do ato inter-religioso na Catedral da Sé, mesmo local em que ocorreu a histórica cerimônia de 1975, que desafiou o regime militar e se consolidou como divisor de águas na luta pela redemocratização do Brasil.

Naquele ano, mais de 8 mil pessoas se reuniram na Sé para a missa de sétimo dia em homenagem a Herzog. O gesto, conduzido por líderes religiosos como o cardeal D. Paulo Evaristo Arns, o rabino Henry Sobel e o reverendo Jaime Wright, com o apoio do jornalista Audálio Dantas, então presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP, tornou-se marco na resistência democrática.

Cinco décadas depois, o novo ato inter-religioso será dedicado não apenas à memória de Herzog, mas também a todas as famílias que perderam entes queridos durante a ditadura.

A programação prevê acolhida a partir das 19h, com participação do Coro Luther King, seguida de manifestações inter-religiosas, com a presença de Dom Odilo Pedro Scherer, da reverenda Anita Wright – filha de Jaime Wright, e do rabino Ruben Sternschein.

Apresentações culturais com grandes nomes da música brasileira acontecerão no interior da catedral. Além disso, a exibição de vídeos especialmente produzidos para a ocasião estão previstos, entre eles, a leitura de uma carta de Zora Herzog, mãe de Vlado, feita pela atriz Fernanda Montenegro.

Estarão presentes no evento ainda amigos e familiares de Vlado, parlamentares, ministros, figuras públicas e José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça, representando as organizações realizadoras.

O cadastro de imprensa para cobertura do ato será disponibilizado em breve no site do IVH.

O Instituto também produziu um dossiê que apresenta um resumo da trajetória e do legado de Vlado, acompanhado de links para o Acervo do IVH, onde é possível acessar fotos, documentos e detalhes sobre a história do jornalista.

Mais informações:

Assessoria de imprensa | kubix Estratégia e Comunicação
Ana Paula Lima – [email protected] – (11) 93225-7575
Antonio Sales – [email protected] – (11) 96462-1100

Compartilhar:

Ir para o conteúdo