20/07/2016

Aplicativo busca colaborar com resgate da memória da cidade de São Paulo

Compartilhar:

O aplicativo #SP64 tem a intenção de transformar, através da utilização das novas tecnologias de acesso móvel à internet, a relação do paulistano e dos visitantes com a história relativamente recente da cidade, trazendo a dimensão histórica do espaço urbano que nos cerca para mais perto de cada um.

Com o passar dos anos, acentua-se a tendência ao esquecimento e à relativização da opressão vivida pela população brasileira sob a ditadura civil-militar. Ao utilizar a geolocalização para trazer para o presente essa parte da História, indicando fatos marcantes da época (“Neste local, Carlos Marighella foi assassinado pelo DOPS”, “Aqui era um centro de tortura da Operação Bandeirante” etc.), e oferecendo conteúdo digital sobre tais eventos, #SP64 busca colaborar com o resgate da memória desse período, principalmente entre o público jovem.

O uso de uma tecnologia nova e prática pode funcionar como um complemento mais imediato e palpável ao aprendizado por livros e aulas, e também para moradores e turistas que se interessem por História e pela cidade. A consciência sobre o que aconteceu é fundamental para a construção de uma sociedade democrática e justa. Nada melhor, então, do que ter acesso à História na palma da mão.

#SP64, contemplado pelo ProAC em 2015, é uma correalização entre a Peripécia Filmes e o Memorial da Resistência e tem o apoio do Instituto Vladimir Herzog. Em breve, mais informações no site SP64.org.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo