Especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Curso de Especialização em “Direitos Humanos e Lutas Sociais” é uma parceria entre o Instituto Vladimir Herzog e o CAAF – Centro de Arqueologia e Antropologia Forense (CAAF) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), voltado preferencialmente ativistas em direitos humanos, e também às pessoas que possuam saberes sobre lutas certificados por seu ativismo social.

A formação busca articular os saberes emergentes das lutas com a produção acadêmica objetivando qualificar a trajetória e a atuação das várias militâncias e ativismos em direitos humanos. Destas lutas emergem um rico conhecimento em torno de concepções sobre uma vida digna. São saberes específicos, sobre o cotidiano das organizações, dos movimentos, das ações e da elaboração das formas de como lidar com as estruturas de violências históricas presentes na sociedade e, em especial, no Estado brasileiro. A isso se soma o conhecimento tradicional da história e dos conceitos de direitos humanos. 

O curso “Direitos Humanos e Lutas Sociais” pretende promover a formação qualificada, em especial, de ativistas em direitos humanos. Busca-se compreender os processos e estratégias pelos quais os direitos se efetivam ou são o próprio conflito em torno do corpo e suas múltiplas relações.

Entre os principais objetivos temos:

  • Introduzir os conceitos e a história dos direitos humanos e o conhecimento sobre instrumentos jurídicos e institucionais de efetivação dos direitos;
  • Fomentar o percurso de aprendizagem apoiado na história do país, considerando sua estrutura capitalista, colonialista, patriarcal e escravocrata, o que implica em uma sociedade racista, feminicida e etnocida;
  • Amparar o conteúdo e a aprendizagem nos saberes específicos e locais oriundos das experiências de lutas sociais e de movimentos de direitos humanos.
  • Contribuir para a elaboração e atuação consistente em lutas sociais em defesa dos direitos humanos e da vida digna.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Skip to content