As Capas Desta História

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
As Capas Desta História | Resistir é Preciso
As Capas desta História, do projeto Resistir é Preciso, reúne imagens de jornais alternativos, clandestinos e produzidos no exílio entre 1964, ano do golpe, e 1979, quando foi aprovada a Lei da Anistia.
Clique no livro e acesse a versão digital

O livro As Capas desta História, do projeto Resistir é Preciso, reúne imagens de jornais alternativos, clandestinos e produzidos no exílio entre 1964, ano do golpe, e 1979, quando foi aprovada a Lei da Anistia. A obra traz ainda capas de jornais considerados precursores das publicações dos anos de chumbo. São imagens de publicações que rodaram no exílio, em países como Chile, México, Suécia, Itália, França, Portugal e Argélia. 

Na seção dos clandestinos estão publicações das principais tendências da esquerda que atuaram durante a ditadura militar, como a Ação Libertadora Nacional (ALN), de Carlos Marighella, que editou ‘O Guerrilheiro’, e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares), de Carlos Lamarca, que produzia o ‘Palmares’. Aparecem nesta parte jornais dos PCs (PCB e PCdoB), de organizações trotskistas e de grupos ligados à Igreja Católica. 

O bloco dos alternativos traz desde capas de jornais do movimento operário, estudantil (‘O Movimento’), da imprensa satírica (‘O Pasquim’, ‘Pif-Paf’), experimentos literários, além de publicações ligadas à causa ambiental, gay e negra. 

Já a parte dos precursores reúne experiências, como o ‘Correio Braziliense’, que era editado em Londres, uma vez que a corte portuguesa proibia a produção no Brasil. Além de outras publicações, como o ‘Jornal Subiroff’.

Páginas: 200 • Formato: 29 x 38 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788565059008 • Código: 29601 • Editora Instituto Vladimir Herzog • Edição: 1 • Mês/Ano de publicação: 10/2013

Leia aqui o relato do jornalista Ricardo Carvalho sobre o lançamento de As Capas Desta História

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Skip to content