05/12/2020

IVH e Acervo Otávio Roth lançam exposição digital no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Compartilhar:

O lançamento ocorrerá no dia 10/12, às 17h, nas redes do IVH, com saudação de Michelle Bachelet, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro (quinta-feira), às 17h, o Instituto Vladimir Herzog e o Acervo Otávio Roth, com apoio do Consulado Geral do Canadá em São Paulo, realizam o lançamento da exposição digital “Declaração Universal dos Direitos Humanos por Otávio Roth”. A live acontecerá nas redes sociais do IVH e contará com saudação inicial de Michelle Bachelet, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e ex-presidente do Chile.

O evento online, que acontece no 72º aniversário da DUDH, também terá intervenções artísticas do coletivo Slam das Minas e um diálogo entre a jornalista e escritora Bianca Santana, conselheira do IVH e autora do livro “Quando me descobri negra”, e o escritor e professor Daniel Munduruku, da etnia indígena Munduruku e autor do livro “Memórias de índio: uma quase autobiografia”. A mediação será da comunicadora Marcela Lisboa, coordenadora geral do Usina de Valores, projeto do Instituto Vladimir Herzog

“Faremos esta mobilização virtual no 10 de dezembro para reafirmar nossa posição de luta por meio do diálogo e da valorização da cultura brasileira”, afirma Rogério Sottili, diretor executivo do IVH. “Nesse momento de uma crise sanitária sem precedentes, em que perdemos muitas vidas, mas que é também uma oportunidade histórica de lembrarmos do nosso compromisso com os valores democráticos e pela contínua defesa dos direitos humanos em nosso país”, conclui. 

A abertura virtual também contará com a presença da embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May.  “A promoção dos direitos humanos no Canadá e ao redor do mundo é uma prioridade para o Governo do Canadá, afirma a embaixadora May. “Estamos muito felizes de apoiar a exibição, que nos mostra como a cultura pode ser um instrumento poderoso na conscientização das pessoas  sobre a importância do direitos humanos”, completa.

Sobre a exposição

A exposição apresenta de maneira sensível e acessível o olhar do artista plástico brasileiro Otávio Roth sobre os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e conta com traduções para o português, o inglês e o francês. Ficará disponível a partir do dia 10 de dezembro de 2020 no perfil do Instituto Vladimir Herzog no Google Arts & Culture

Para democratizar o acesso aos direitos fundamentais descritos nos artigos da DUDH, Otávio Roth elaborou diferentes versões em diferentes línguas: em português, usou a técnica de pulp painting; em inglês, criou xilogravuras. As duas coleções, que juntas totalizam 60 obras, compõem a exposição com curadoria de Fábio Magalhães e Isabel RothA produção e adaptação foi de Carolina Vilaverde, coordenadora do projeto “72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” pelo IVH.

As xilogravuras dos 30 artigos estão desde 1981 em exposição permanente nas sedes da ONU de Nova Iorque, Genebra e Viena – e agora, ao lado das obras em pulp painting, podem ser vistas por indivíduos ao redor de todo o globo, um conteúdo artístico e educativo com indicação livre (públicos de todas as idades). 

“As obras são compostas por várias camadas. Elas trazem a transcrição integral de cada um dos artigos da Declaração, a partir de tipografia desenvolvida pelo artista. Depois, Otávio sintetizou a essência de cada um dos artigos em ícones, desenhos, que dialogam com a mensagem escrita, trazendo fluidez para a composição”, explica a curadora do Acervo Otávio Roth, Isabel Roth.

Sobre o artista – Otávio Roth (1952-1993)

Artista plástico brasileiro, Otávio Roth desenvolveu ao longo de duas décadas peças gráficas e instalações voltadas à promoção da cultura de paz. Produziu a primeira versão artística da Declaração Universal dos Direitos Humanos e foi o primeiro artista plástico a expor em vida nas Nações Unidas. Realizou projetos variados sob encomenda da ONU e da Anistia Internacional e desenvolveu diversas instalações de arte participativa, buscando sensibilizar crianças e adultos para temas humanitários e para a relevância da arte no processo de construção de um futuro comum.

Sobre o Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture disponibiliza virtualmente mais de 2.000 museus ao seu alcance. É a sua porta para explorar a cultura em toda a sua diversidade, uma maneira imersiva de explorar arte, história, maravilhas do mundo e histórias sobre o patrimônio cultural, desde as pinturas dos quartos de Van Gogh, a cela de Mandela aos templos antigos, dinossauros, ferrovias indianas ou comida no Japão. No Brasil, a plataforma apresenta exposições de mais 60 instituições parceiras. Mais sobre o Google Arts & Culture: aqui. O aplicativo Google Arts & Culture é gratuito e está disponível na Web, no iOS e no Android.

SERVIÇO
Lançamento da exposição digital “Declaração Universal dos Direitos Humanos por Otávio Roth”
Data: 10 de dezembro, das 17h às 18h30, ao vivo no Youtube e Facebook do IVH 

A exposição digital “Declaração Universal dos Direitos Humanos por Otávio Roth” ficará disponível a partir do dia 10 de dezembro de 2020 no perfil do Instituto Vladimir Herzog no Google Arts & Culture.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo