Pepe sempre soube!
Oráculo do tempo da vida, Mujica ganha a eternidade na figura de alguém que plantou as flores da resistência e da persistência enquanto o mundo vendia armas. Nos ensinou a falar baixo quando o ódio gritava e carregou mundo afora a simplicidade como símbolo da vida comum e do bem-viver. Carregou um país, uma América Latina, um mundo inteiro nos ombros, nunca nos esqueceu.
Pepe nos deixa hoje, não sem avisar. Mas nos deixa sem pesar, pois soube viver como ninguém. Sua entrega absoluta na luta contra as injustiças seguirá nos inspirando eternamente. Seguiremos certos de seus ensinamentos, sem esquecermos, jamais que dignidade não se compra, liberdade não se vende, e que a política, quando feita de verdade, cheira a terra molhada.
“A morte é uma senhora de quem não gostamos, e que não queremos, mas que inevitavelmente vai chegar em algum momento. Portanto, temos que nos resignar. Todos os seres vivos são feitos para lutar pela vida: desde uma erva daninha, um sapo e até nós. Chega-se à conclusão de que isso serve para dar sabor à vida, pois, como dizia o velho Aristóteles: tudo o que a natureza faz é bem feito…”
E assim, com Pepe, se fez!
O IVH lamenta profundamente a morte de Pepe Mujica, presta solidariedade a todos os amigos e familiares e agradece por toda a inspiração que ele nos deu para atuar em defesa dos direitos humanos e da democracia.