Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
22/10/2024

Repúdio à intimidação da Bancada da Bala contra diretora da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog vem a público manifestar apoio à diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Michele Ramos.

A pesquisadora, que também integra o Grupo de Trabalho sobre controle de armas e munições, tem sido sistematicamente ameaçada desde que contribuiu com a base para o subsídio do Decreto 11615/2023, com o objetivo de limitar a quantidade de armas e munições que podem ser compradas por civis.

Em fala realizada em plenária da Câmara dos Deputados, o deputado Alberto Fraga (PL) expôs a pesquisadora, citando nome e local de trabalho, para criticar sua participação nas ações de desarmamento no país, afirmando que “já que ela tem o poder de decisão, temos que mudar essa questão”.

A chamada Bancada da Bala tem pressionado cada vez mais o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a demitir a servidora.

Consideramos as ações intimidatórias um grave ataque à integridade de Michele Ramos e ao seu trabalho sério e técnico, que tem refletido em políticas para o enfrentamento à violência e criminalidade, e que, desde o início do mandato atual da presidência, reduziu mais de 80% o número de armas registradas no país.

O Instituto Vladimir Herzog reitera seu apoio incondicional a Michele Ramos e a todos os que, como ela, estão comprometidos com a construção de um Brasil mais seguro e democrático. Não podemos permitir que o discurso de ódio e a intimidação se sobreponham ao debate democrático e a busca por soluções que beneficiem o conjunto da população.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo