21/05/2024

INSTITUTO VLADIMIR HERZOG ESPERA QUE STJ CONFIRME CONDENAÇÃO DOS ASSASSINOS DO JORNALISTA VALÉRIO LUIZ

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog acompanha com enorme atenção o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que hoje, 21 de maio de 2024, decide pela confirmação da condenação dos quatro condenados pelo Tribunal de Justiça de Goiás pelo assassinato do jornalista e radialista Valério Luiz.

O caso Valério Luiz é emblemático na história da luta contra a impunidade dos crimes cometidos contra jornalistas e comunicadores no Brasil. Em 5 de julho de 2012, quando tinha 49 anos, o radialista foi assassinado a tiros ao sair da rádio em que trabalhava. As críticas que ele fazia à gestão do time de futebol do Atlético Clube Goianiense, que na época tinha Maurício Borges Sampaio como vice-presidente, motivaram o crime.

Ao longo dos últimos 12 anos, a família e os amigos de Valério Luiz, em especial seu filho, Valério Luiz Filho, lutam de forma incansável contra a impunidade e as repetidas tentativas de obstruir a busca por justiça.

Em novembro de 2022, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) julgou e condenou os quatro réus acusados de assassinarem o jornalista: Ademá Figuerêdo Aguiar Filho, Urbano de Carvalho Malta, Marcus Vinícius Pereira Xavier e Maurício Borges Sampaio – este último, o mesmo ex-vice-presidente do Atlético Clube Goianiense, apontado como o mandante. Ademá e Maurício foram condenados a 16 anos de prisão; enquanto Urbano e Marcus Vinícius foram condenados a 14.

É imprescindível, portanto, que nesta terça-feira o STJ reafirme seu compromisso com o fim da impunidade e a defesa de jornalistas e comunicadores em todo o país.

Por isso, o Instituto Vladimir Herzog, na qualidade de entidade que há 15 anos atua em defesa da liberdade de expressão e que acompanha o caso Valério Luiz desde o início, conclama o Superior Tribunal de Justiça a manter as condenações e, assim, garantir a justiça nesse episódio que, lamentavelmente, marcou a história do Brasil.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo