O Instituto Vladimir Herzog vem a público para manifestar solidariedade à família e aos amigos do radialista Eneias Rodrigues Soares, assassinado no dia 23 de janeiro de 2021 em Vale do Anari, cidade do estado de Rondônia.
O profissional de 29 anos morreu depois de ser baleado na frente do local em que trabalhava, uma rádio FM. Eneias chegou a ser socorrido no pronto-socorro, mas não resistiu e morreu enquanto recebia atendimento médico.
Vivemos tempos sombrios para os direitos humanos e, mais especificamente, para o direito à liberdade de expressão. Órgãos de imprensa, jornalistas, radialistas e comunicadores são alvos constantes de ataques que se tornam cada vez mais graves e que partem dos mais variados atores.
Por isso, é absolutamente imprescindível que as autoridades responsáveis investiguem o caso de maneira célere e transparente, e encontre os responsáveis e as motivações deste crime.
Reafirmamos nosso compromisso em acionar todas as vias legais para cobrar representantes públicos e responder aos desafios que atravessamos. Somente assim é que seremos capazes de interromper a escalada de violações à liberdade de expressão e de ataques a jornalistas, radialistas e comunicadores em todo o país.