Vladimir Herzog
26/08/2009

1° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Compartilhar:

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Criado pelo Instituto Vladimir Herzog em 2009 e nomeado em homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, contemporâneo e amigo de Vlado, que atuou em importantes meios da imprensa nacional, de redator em O Estado de S. Paulo e Rádio Difusora a diretor na TV Globo e é conselheiro do IVH. O objetivo do Prêmio, caro a ambos, é oferecer aos estudantes de Jornalismo de todo o país a oportunidade de realizar um trabalho prático e reflexivo, desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem, além de proporcionar o desenvolvimento de consciência crítica pelos direitos humanos. O Prêmio Jovem Jornalista é apoiado por profissionais que fazem parte da História do Jornalismo brasileiro.

Fernando Pacheco Jordão
Fernando Pacheco Jordão

1° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

No último dia 26 os estudantes Marcelle, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e os estudantes Leandro e Renato da Universidade Mackenzie receberam das mãos do Governador José Serra os certificados de vencedores do I Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Também ficaram conhecendo seus mentores no trabalho de realização das matérias. Marcelle terá a orientação do jornalista José Hamilton Ribeiro para a realização da pauta “O uso de agrotóxicos e os suicídios em Fátima do Sul” e os estudantes do Mackenzie terão a orientação do jornalista Dácio Nitrini e colaboração da jornalista Mônica Bergamo que se apaixonou pela pauta proposta por eles (“Quanto vale um egresso”).

Ambos os grupo desenvolverão seus trabalhos, que ainda contam com a participação de um professor das respectivas faculdades, nos próximos seis meses sob o patrocínio do Instituto Vladimir Herzog e seus parceiros.

Pautas:

*Pauta: “O Uso de Agrotoxicos e os Suícidios em Fátima do Sul (MS)”
Estudante: Marcelle Souza
Universidade: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Orientador: Professor Marcelo Vicente Câncio

*Recebeu o prêmio de melhor matéria produzida.

Pauta: “Quanto vale um egresso?”
Estudantes: Leandro Ramos Martins de Siqueira e Renato Santana de Jesus
Universidade: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Orientador: Professora Denise Cristine Paiero

O Júri foi formado por: Nemércio Nogueira Santos, Luiz Weis, Milton Jung, Soninha Francine, Maria Lydia, Mônica Bergamo, Dácio Nitrini, Eugênio Bucci, Laura Greenhalgh, Hubert Alqueres, Celso Ming e Bene Rodrigues.

Veja tudo sobre o Prêmio Jovem Jornalista no site jovemjornalista.org.br

Compartilhar:

Pular para o conteúdo