Atividade gratuita e aberta ao público terá a participação de referências no assunto
O Instituto Vladimir Herzog convida você para o webinário “Uma questão de Liberdade: o acesso a documentos de Luiz Gama e o convite à reflexão sobre o direito à história e à memória”, que acontece no dia 20 de maio, das 19h às 20h30.
A atividade, gratuita e aberta ao público, pretende refletir sobre a importância da preservação da história de Luiz Gama, jornalista, advogado, abolicionista e intelectual negro, e os desafios para garantir o acesso à memória de figuras negras na história do Brasil.
Com a participação da professora e pesquisadora Lígia Fonseca Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e referência nos estudos sobre Luiz Gama, da gestora pública e ativista Ednusa Ribeiro Santana, co-fundadora do Coletivo Meninas Mahin, com mediação de Elisabete Marin Ribas, documentalista e doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), esta será uma conversa necessária sobre memória, apagamentos e políticas públicas para preservar legados invisibilizados.
Mediadora e expositoras
Elisabete Marin Ribas
Documentalista e educadora, é doutora em Ciência da Informação (Unesp), com mestrado em Teoria Literária e graduação em Letras (USP). Atua no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), com foco em organização de arquivos pessoais e de minorias sub-representadas. Pesquisa a relação entre arquivos, memória e poder. Integra a Rede Arquivos de Mulheres (RAM) e o grupo GMEPAE (ECA-USP).
Lígia Fonseca Ferreira
Professora da UNIFESP, é doutora pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com pesquisas sobre Luiz Gama. Organizou e publicou obras fundamentais sobre o autor e traduziu títulos como Os condenados da Terra, de Frantz Fanon. Atua em conselhos de instituições culturais como o Museu da Língua Portuguesa e a Fundação Bienal de São Paulo.
Ednusa Ribeiro Santana
Administradora, ativista e empreendedora, é fundadora do Coletivo Meninas Mahin, voltado ao empoderamento de mulheres negras. Especialista em gestão, equidade racial e economia colaborativa, tem destacada atuação no setor público e em eventos sobre diversidade. Foi premiada com o Selo Igualdade Racial e é autora colaboradora em publicações sobre cultura e tecnologia.
Serviço:
- Webinário “Uma questão de liberdade: o acesso a documentos de Luiz Gama e o convite à reflexão sobre o direito à história e à memória”
- 20 de maio de 2025 (terça-feira) das 19h às 20h30.
- O webinário será realizado via a plataforma Zoom. Confirme sua participação AQUI.
O webinário faz parte de um projeto realizado em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, via termo de fomento nº 028/2024.