Equipe

Direção

Clarice Herzog

Clarice Herzog

Presidente
Rogerio Sottili

Rogério Sottili

Diretor Executivo
Ivo Herzog

Ivo Herzog

Presidente do Conselho

Equipe

Alan Brum

Favelado, Doutorando em Planejamento Urbano IPPUR/UFRJ, graduado em Ciências Sociais com ênfase em Pesquisa Social Aplicada pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro – IUPERJ. Pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão – CEPEDOCA, Cofundador e Diretor Presidente do Instituto Raízes em Movimento. Atualmente é Supervisor de Articulação do projeto Usina de Valores pelo Instituto Vladimir Herzog

Ane Talita Rocha

Graduada em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência em projetos relacionados à educação popular e direitos humanos. Atua na área de Educação em Direitos Humanos.

Crislei Custódio

Doutora e mestre em Educação pela USP, é também licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Integra a área de educação em direitos humanos do Instituto Vladimir Herzog, desempenhando a coordenação pedagógica dos projetos educacionais. É docente do Programa de Maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Desenvolve pesquisa sobre cultura e cotidiano escolar, educação das relações étnico-raciais, infância e educação em direitos humanos.

Dyego Pegorario

Sociólogo, foi assessor na Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo na gestão Fernando Haddad. Atuou como articulador do Projeto Usina de Valores do Instituto Vladimir Herzog e é hoje articulador nacional da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores.

Gabriela Teixeira

Estudante de Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP). Estagiária na equipe de comunicação do IVH, atuando com conteúdos institucionais e mídias sociais.

Gabrielle Abreu

Coordenadora da área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. Historiadora formada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ) e Mestra em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da mesma universidade (PPGHC/UFRJ). Foi pesquisadora no Instituto de Estudos da Religião (ISER) e na Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Na universidade, desenvolve pesquisas voltadas para a reconstituição de trajetórias de indivíduos e coletivos negros outrora alijados das narrativas da historiografia clássica, especialmente no âmbito da História da ditadura militar brasileira. Integra o movimento Mulheres Negras Decidem, que debate a sub-representação de mulheres negras na política institucional.

Geovana Cunha

Bacharela em Relações Internacionais (FMU) e Técnica em Informática (ETEC Lauro Gomes). Está na Área de Educação em Direitos Humanos do IVH, atuando na assessoria de projetos.

Giuliano Galli

Coordenador de Jornalismo e Liberdade de Expressão. Jornalista e mestrando em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pesquisador do jornalismo comunitário e da comunicação popular, trabalha com direitos humanos, mais especificamente o direito à liberdade de expressão, desde 2014.

Hamilton Harley

Doutor em Educação. Possui graduação em Pedagogia (2004), mestrado em Educação (2009) e doutorado em Educação (2018) ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua na Coordenação Executiva da área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, com ênfase na educação em territórios vulneráveis, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) relação família, escola e vulnerabilidades sociais; (ii) educação nos movimentos e nas lutas sociais; (iii) política, território e poder local; (iv) educação em direitos humanos e democracia.

Lucas Barbosa

Ativista e defensor dos Direitos Humanos. Possui graduação em Comunicação e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da comunicação, estética e imagens políticas. Atuou como pesquisador na Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados da USP com coordenação do Professor Muniz Sodré. Foi membro do conselho gestor da Rede Narrativas de profissionais de comunicação de causas. Coordenador executivo de comunicação no Instituto Vladimir Herzog.

Luisa Souza

Estágiaria na Área de Educação no Instituto Vladimir Herzog, auxiliando na elaboração de TR, relatórios e outros documentos importantes de projetos. Bilíngue, graduanda em Administração de Empresas pela Unicid e especialista em marketing digital.

Luiza Souto

Graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela USP e técnica em Meio Ambiente pela ETEC, é estagiária em Desenvolvimento Institucional e integrante do Levante Popular da Juventude.

Matheus Augusto

Estudante de Ciências da Computação pela Universidade UNIP, estagiário na área de Educação em Direitos Humanos do IVH, atuando na área de TI.

Mayara de Lara

Assessora da área Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. Bacharela em História pela Universidade Federal de São Paulo, atuou como pesquisadora na Comissão da Verdade Marcos Lindenberg – UNIFESP e auxiliou nos trabalhos de identificação das ossadas encontradas na Vala clandestina do Cemitério de Perus, no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Unifesp. Ainda enquanto pesquisadora, trabalhou no CeHFI – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Unifesp . Foi produtora do Quilombo Urbano Aparelha Luzia e hoje é colaboradora no projeto de uma obra literária em homenagem ao legado de Marielle Franco, e também produtora do programa Pretas da Gente.

Natália Pesciotta

Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), atua há mais de dez anos como redatora focada em educação, cultura e cidadania. No Instituto Vladimir Herzog, é assessora de comunicação.

Neide Nogueira

Coordenadora Educacional, responsável pelo desenvolvimento pedagógico de formação em Educação em Direitos Humanos no Projeto Respeitar é Preciso! Mestre em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação – IESAE da Fundação Getúlio Vargas, R J e formada em Ciências Sociais pela FFLCH da USP . Trabalha na área educacional desde 1969, atuando em diferentes campos, tais como a docência na educação básica, coordenação e consultoria em diferentes projetos, implementação de políticas públicas, palestras, consultoria à escolas e secretarias de educação e publicações. Entre esses trabalhos destacam-se a coordenação da elaboração dos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, a coordenação do projeto de Educação Ambiental da Comunidade Educativa CEDAC para formação de professores e equipes técnicas de secretarias de educação em municípios do Pará e a formação de voluntários para monitoramento ambiental marítimo pela Empresa Soma, do Rio de Janeiro, em temas ligados à ética, cidadania e meio ambiente.

Pedro Oliveira

Graduado em Marketing e Gestão Ambiental, possui mais de uma década de experiência no Terceiro Setor atuando com planejamento estratégico, desenvolvimento institucional e captação de recursos. Trabalhou no TETO, Greenpeace, Rainforest Alliance, Fundação Amazônia Sustentável, Idesam, e atualmente é Coordenador de Desenvolvimento Institucional do IVH

Rafael Schincariol

Possui doutorado em Direito e pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Oxford e no Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt. Atuou como consultor na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, como professor visitante na Universidade Federal de São Paulo e foi Coordenador Geral da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Assessora o desenvolvimento de políticas de advocacy no Instituto Vladimir Herzog.

Renata Aquino

Pedagoga e especialista em psicossociologia da juventude e políticas públicas. Experiência profissional nas áreas de assistência social, educação e direitos humanos há 14 anos, com crianças, adolescentes, famílias e profissionais. Está coordenadora do Projeto Usina de Valores e atua como assessora em programas e projetos sociais de juventude.

Thayná Andrade

Graduada em Relações Internacionais pela FMU (2020) e Técnica em Administração de Empresas pela ETEC Prof. Camargo Aranha (2016). Assessora Administrativa com foco em gestão de projetos na área Administrativa-Financeira do IVH.

Valquíria Ferreira

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de São Paulo, com especialização na área de patrimônio e experiência em acervos e pesquisa. Atua como assistente em projeto de acervo do Instituto Vladimir Herzog.

Pular para o conteúdo