Equipe

Direção

Clarice Herzog

Clarice Herzog

Presidente Honorária
Rogerio Sottili

Rogério Sottili

Diretor Executivo
Ivo Herzog

Ivo Herzog

Presidente do Conselho

Equipe

Aline Miklos

Possui mais de 10 anos de experiência em organismos internacionais, organizações da sociedade civil e governos, tendo liderado projetos nas áreas de direitos humanos, resiliência democrática, Estado de Direito e justiça de transição. Atualmente, é Coordenadora de Advocacy no Instituto Vladimir Herzog. Doutora em Direito e Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris).

Beatriz Monteiro

Graduada em Jornalismo pela Universidade Paulista (2023), foi estagiária na Agência Pública de Jornalismo Investigativo, repórter na Pauta Periférica e produtora do Festival CultCom, evento de cultura e comunicação em parceria com o Sesc. Hoje atua como Assistente na área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog.

Crislei Custódio

Doutora e mestre em Educação pela USP, é também licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Integra a área de educação em direitos humanos do Instituto Vladimir Herzog, desempenhando a coordenação pedagógica dos projetos educacionais. É docente do Programa de Maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Desenvolve pesquisa sobre cultura e cotidiano escolar, educação das relações étnico-raciais, infância e educação em direitos humanos.

Cristina Berger

Coordenadora Administrativa Financeira no Instituto Vladimir Herzog, possui experiência em gestão de recursos e de projetos para organizações.

Dyego Pegorario

Sociólogo, foi assessor na Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo na gestão Fernando Haddad. Atuou como articulador no Projeto Usina de Valores e na Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores. É hoje coordenador de articulação na área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog.

Geovana Cunha

Bacharela em Relações Internacionais (FMU) e Técnica em Informática (ETEC Lauro Gomes). Está na Área de Educação em Direitos Humanos do IVH, atuando na assessoria de projetos.

Giuliano Galli

Coordenador de Jornalismo e Liberdade de Expressão. Jornalista e mestrando em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pesquisador do jornalismo comunitário e da comunicação popular, trabalha com direitos humanos, mais especificamente o direito à liberdade de expressão, desde 2014.

Hamilton Harley

Doutor em Educação. Possui graduação em Pedagogia (2004), mestrado em Educação (2009) e doutorado em Educação (2018) ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua na Coordenação Executiva da área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, com ênfase na educação em territórios vulneráveis, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) relação família, escola e vulnerabilidades sociais; (ii) educação nos movimentos e nas lutas sociais; (iii) política, território e poder local; (iv) educação em direitos humanos e democracia.

Isabella Rodrigues

Graduanda no 6º semestre de Gestão de Políticas Públicas pela USP, com atuação como estagiária na área Administrativo-Financeira.

Juliana Alcantara

Cientista Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como assistente de pesquisa no Danish Institute for International Studies (DIIS) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Desenvolveu pesquisas com foco em conflito urbano, desigualdades, mercados (i)legais, violência de Estado e justiça de transição. Também integrou a equipe executiva do programa de rádio “Às Margens da Cidade”, vinculado ao Departamento de Sociologia da UFSCar. Atualmente atua como assistente de Advocacy no Instituto Vladimir Herzog.

Karoline Guimarães

Jornalista, graduada pela Universidade Paulista (UNIP), e Máster en Producción Periodística y Audiovisual pela Universidad de A Coruña, Espanha. Possui experiência com criação de conteúdo estático e audiovisual para portais de notícias e redes sociais. Atualmente integra a equipe de comunicação do Instituto Vladimir Herzog como assistente.

Lorrane Rodrigues

Historiadora e mestra em História Cultural pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou por oito anos em formação educacional para museus e espaços culturais. Pesquisa e tem interesse nas áreas de Direitos Humanos, Estado, movimentos de mães e familiares e processos sócio culturais de gestão da violência na América Latina.

Atualmente atua na Coordenação Executiva da área de memória, verdade e justiça do Instituto Vladimir Herzog.

Luisa Souza

Graduada em Administração de Empresas pela Unicid, atuo como assistente financeira no Instituto Vladimir Herzog, onde iniciei minha trajetória como estagiária. Minha atuação é focada na gestão financeira, lançamentos de movimentações e no apoio a projetos da Instituição.

Luiza Souto

Graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela USP e técnica em Meio Ambiente pela ETEC, é estagiária em Desenvolvimento Institucional e integrante do Levante Popular da Juventude.

Mateus Borges

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP), correspondente em Itaquera pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, possui experiência na produção de conteúdo para mídias sociais, atualmente faz parte do time de comunicação do Instituto Vladimir Herzog.

Mayara de Lara

Assessora da área Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. Bacharela em História pela Universidade Federal de São Paulo, atuou como pesquisadora na Comissão da Verdade Marcos Lindenberg – UNIFESP e auxiliou nos trabalhos de identificação das ossadas encontradas na Vala clandestina do Cemitério de Perus, no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Unifesp. Ainda enquanto pesquisadora, trabalhou no CeHFI – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Unifesp . Foi produtora do Quilombo Urbano Aparelha Luzia e hoje é colaboradora no projeto de uma obra literária em homenagem ao legado de Marielle Franco, e também produtora do programa Pretas da Gente.

Natália Pesciotta

Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), atua há mais de dez anos como redatora focada em educação, cultura e cidadania. No Instituto Vladimir Herzog, é assessora de comunicação.

Neide Nogueira

Coordenadora Educacional, responsável pelo desenvolvimento pedagógico de formação em Educação em Direitos Humanos no Projeto Respeitar é Preciso! Mestre em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação – IESAE da Fundação Getúlio Vargas, R J e formada em Ciências Sociais pela FFLCH da USP . Trabalha na área educacional desde 1969, atuando em diferentes campos, tais como a docência na educação básica, coordenação e consultoria em diferentes projetos, implementação de políticas públicas, palestras, consultoria à escolas e secretarias de educação e publicações. Entre esses trabalhos destacam-se a coordenação da elaboração dos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, a coordenação do projeto de Educação Ambiental da Comunidade Educativa CEDAC para formação de professores e equipes técnicas de secretarias de educação em municípios do Pará e a formação de voluntários para monitoramento ambiental marítimo pela Empresa Soma, do Rio de Janeiro, em temas ligados à ética, cidadania e meio ambiente.

Pedro Oliveira

Graduado em Marketing e Gestão Ambiental, possui mais de uma década de experiência no Terceiro Setor atuando com planejamento estratégico, desenvolvimento institucional e captação de recursos. Trabalhou no TETO, Greenpeace, Rainforest Alliance, Fundação Amazônia Sustentável, Idesam, e atualmente é Coordenador de Desenvolvimento Institucional do IVH

Renata Aquino

Pedagoga e especialista em psicossociologia da juventude e políticas públicas. Experiência profissional nas áreas de assistência social, educação e direitos humanos há 14 anos, com crianças, adolescentes, famílias e profissionais. Está coordenadora do Projeto Usina de Valores e atua como assessora em programas e projetos sociais de juventude.

Sâmia Gabriela Teixeira

Sâmia Gabriela Teixeira é jornalista com 15 anos de experiência, sendo 10 anos dedicados à comunicação sindical e popular, produzindo e coordenando conteúdos e projetos sobre questões sociais, direitos humanos, a vida periférica e a crise migratória. No IVH, integra a equipe de comunicação institucional.

Shayenne Inácio

Graduando Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Membro da Auditoria do Centro Academico dos estudantes de Psicologia do Mackenzie (CAEPSI), Participante do Grupo de Estudos de Psicologia Politica e Relações de Poder (gêneros, Raças e Classes) na UPM, e atualmente é estágiaria na área de Educação em Direitos Humanos no Instituto Vladimir Herzog, no núcleo de apoio técnico.

Thales Santos

Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP (2024), tem passagens pelo setor público, como assessor parlamentar no legislativo estadual, e também pela Secretária Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Atua com captação de recursos para o terceiro setor desde 2023 e, desde 2025, integra o Instituto Vladimir Herzog como Assistente de Relacionamento Institucional

Thayná Andrade

Pós graduada em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2023), Graduada em Relações Internacionais pela FMU (2020) e Técnica em Administração de Empresas pela ETEC Prof. Camargo Aranha (2016). Atualmente atuo como analista de projetos na área Administrativa-Financeira do IVH.

Valquíria Ferreira

Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de São Paulo, com especialização na área de patrimônio histórico. Possui experiência profissional na área de acervos documentais, pesquisa, memória e ditadura militar. Atua como assessora de acervos no Instituto Vladimir Herzog, onde está a frente de projetos voltados para a preservação da memória institucional e produção histórica através do site Memórias da Ditadura.

Vanessa Pechiaia

Cientista Social, formada pela PUC em São Paulo e mestre em Cooperação Internacional e Desenvolvimento na América Latina pela Universidade Rey Juan Carlos de Madri, Espanha. Possui trajetória na coordenação e avaliação de projetos, com ênfase em sustentabilidade ambiental, ativismo, cultura, política e representação de mulheres, indígenas e LGBTQIA+ nos espaços de poder.
Nos últimos 5 anos, tem se dedicado ao desenvolvimento de organizações do terceiro setor que trabalhem pela igualdade de gênero e direitos humanos, atuando como coordenadora de desenvolvimento institucional e pessoas e cultura.
Possui especial interesse em temas relacionados à governança e cultura organizacional com uma abordagem inovadora e humana.

Ir para o conteúdo