21/10/2016

“Respeitar é Preciso!” realiza encontros com mediadores de conflitos das escolas da rede municipal de São Paulo

Compartilhar:

No mês de setembro, o projeto “Respeitar é Preciso!” foi apresentado aos profissionais da Rede Municipal de Educação paulistana. No dia 9 ele foi exposto aos integrantes dos Grupos de Mediação de Conflitos das Diretorias Regionais de Ensino da cidade de São Paulo e, nos dias 16, 20, 21 e 23, aos representantes das Comissões de Mediação de Conflitos das escolas da rede municipal. A iniciativa, parceria entre o Instituto Vladimir Herzog e a Prefeitura de São Paulo, busca difundir a adoção do respeito mútuo para eliminar todo tipo de violência na convivência escolar.

“Nos encontros, além de apresentar a proposta do ‘Respeitar’ e conhecermos um pouco do que já vem ocorrendo nas escolas e DREs, pudemos provocar algumas reflexões sobre a importância de cuidarmos do convívio cotidiano nas escolas, já que este é o contexto da aprendizagem de valores, portanto aí que se dá a Educação em Direitos Humanos”, pontua Neide Nogueira, coordenadora educacional do IVH.

Após a assinatura de um convênio em setembro para que o projeto seja implementado em todas as 1.500 escolas da rede municipal, o “Respeitar é Preciso!” avança nos próximos meses em mais duas etapas. Em outubro começará o processo de formação continuada para os integrantes dos grupos das 13 Diretorias Regionais de Ensino. No mês seguinte, novembro, será iniciado o curso de Educação em Direitos Humanos para os membros das Comissões de Mediação de Conflitos em quatro diferentes polos da cidade de São Paulo.

 

 

Histórico

Visando a promover a formação de professores em Educação em Direitos Humanos, o “Respeitar é Preciso!” nasceu de um convênio do IVH com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.

Em seu primeiro ano, 2014, o programa se concentrou no desenvolvimento de materiais que foram entregues às escolas municipais paulistanas no início do ano letivo de 2015. São cinco cadernos – com sugestões de atividades e reflexões – produzidos pelos educadores do Vlado Educação. Nesse ano, as ações do “Respeitar é Preciso!” foram concentradas na atuação direta nas escolas.

A versão digital dos materiais didáticos do “Respeitar é Preciso!” pode ser baixada na íntegra nos links abaixo.

Livro de Orientações Gerais
Livro de Orientações Gerais

 

 

 

 

 

 

 

 

Democracia na Escola
Democracia na Escola

 

 

 

 

 

 

 

 

Igualdade e Discriminação
Igualdade e Discriminação

 

 

 

 

 

 

 

 

Respeito e Humilhação
Respeito e Humilhação

 

 

 

 

 

 

 

 

Sujeitos de Direito
Sujeitos de Direito

Compartilhar:

Pular para o conteúdo