DOE AGORA

“Respeitar é Preciso!” realiza encontros com mediadores de conflitos das escolas da rede municipal de São Paulo

“Respeitar é Preciso!” realiza encontros com mediadores de conflitos das escolas da rede municipal de São Paulo

No mês de setembro, o projeto “Respeitar é Preciso!” foi apresentado aos profissionais da Rede Municipal de Educação paulistana. No dia 9 ele foi exposto aos integrantes dos Grupos de Mediação de Conflitos das Diretorias Regionais de Ensino da cidade de São Paulo e, nos dias 16, 20, 21 e 23, aos representantes das Comissões de Mediação de Conflitos das escolas da rede municipal. A iniciativa, parceria entre o Instituto Vladimir Herzog e a Prefeitura de São Paulo, busca difundir a adoção do respeito mútuo para eliminar todo tipo de violência na convivência escolar.

“Nos encontros, além de apresentar a proposta do ‘Respeitar’ e conhecermos um pouco do que já vem ocorrendo nas escolas e DREs, pudemos provocar algumas reflexões sobre a importância de cuidarmos do convívio cotidiano nas escolas, já que este é o contexto da aprendizagem de valores, portanto aí que se dá a Educação em Direitos Humanos”, pontua Neide Nogueira, coordenadora educacional do IVH.

Após a assinatura de um convênio em setembro para que o projeto seja implementado em todas as 1.500 escolas da rede municipal, o “Respeitar é Preciso!” avança nos próximos meses em mais duas etapas. Em outubro começará o processo de formação continuada para os integrantes dos grupos das 13 Diretorias Regionais de Ensino. No mês seguinte, novembro, será iniciado o curso de Educação em Direitos Humanos para os membros das Comissões de Mediação de Conflitos em quatro diferentes polos da cidade de São Paulo.

 

 

Histórico

Visando a promover a formação de professores em Educação em Direitos Humanos, o “Respeitar é Preciso!” nasceu de um convênio do IVH com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.

Em seu primeiro ano, 2014, o programa se concentrou no desenvolvimento de materiais que foram entregues às escolas municipais paulistanas no início do ano letivo de 2015. São cinco cadernos – com sugestões de atividades e reflexões – produzidos pelos educadores do Vlado Educação. Nesse ano, as ações do “Respeitar é Preciso!” foram concentradas na atuação direta nas escolas.

A versão digital dos materiais didáticos do “Respeitar é Preciso!” pode ser baixada na íntegra nos links abaixo.

Livro de Orientações Gerais

Livro de Orientações Gerais

 

 

 

 

 

 

 

 

Democracia na Escola

Democracia na Escola

 

 

 

 

 

 

 

 

Igualdade e Discriminação

Igualdade e Discriminação

 

 

 

 

 

 

 

 

Respeito e Humilhação

Respeito e Humilhação

 

 

 

 

 

 

 

 

Sujeitos de Direito

Sujeitos de Direito

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing