27/06/2025

Pode anotar: domingo, 29 de junho, tem o Arraiá da Praça Vladimir Herzog!

Compartilhar:

A Praça Vladimir Herzog entra em clima de festa junina no último domingo do mês, 29 de junho, a partir das 11 horas.

O Arraiá da Praça, edição de junho do evento mensal “Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer” promete música e comida nordestina, quentão à vontade para mandar o frio embora, e uma ação dedicada à literatura. A programação também marca o aniversário de Vladimir e Clarice Herzog, nascidos em 27 de junho e 1 de julho, respectivamente.

Uma mistura “caliente” de cachaça, gengibre, cravo, laranja, limão e açúcar, o famoso quentão junino, abre o Arraiá, previsto para às 11 horas. A bebida preparada por Sergio Gomes e outros colaboradores do evento, faz parte da sessão de acolhimento, e será servida à vontade durante toda a celebração.

Praça Memorial Vladimir Herzog durante o Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer, de novembro de 2024, mês em que o local foi reconhecido como Ponto de Cultura da cidade de São Paulo. Foto: Sergio Decourt.

A trilha sonora do Arraiá fica por conta de Flavinho Lima na voz, Abner Lima, na sanfona, e Gustavinho, na zabumba, que sobem ao palco ao meio dia. O trio apresenta um repertório de forró, xote, baião e arrasta-pé. Flavinho Lima retorna à Praça após sua primeira apresentação, em maio de 2024.

Flavinho, com longa carreira no universo musical, já fez parte da banda de Dominguinhos e do Trio Zabumbão, além de ter acompanhado uma série de grandes artistas, como Elba Ramalho, Anastácia, Zeca Baleiro e Mariana Aydar. Leia o texto do jornalista Gilberto Nascimento sobre o artista.

Keilla Girotto, diretora da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Vladimir Herzog, retorna à Cozinha da Liberdade após o sucesso do “Nhoque da Dona Dudu”, uma receita de família, na edição de maio de 2024.

Desta vez, Keilla estará acompanhada dos Cozinheiros da Liberdade Fernando Gomes e Pola Galé para servir a sua famosa Canjiquinha Nordestina – uma deliciosa mistura de carnes defumadas, couve, e claro, canjiquinha, com temperos cuidadosamente selecionados. Se der sede, o público encontra opções variadas de bebidas na Banca Livraria dos Jornalistas Vladimir Herzog.

A sugestão de 25 reais de contribuição por prato é feita para aqueles que podem pagar, mas quem não puder, é só pegar! O valor arrecadado é direcionado ao custeio dos ingredientes do almoço, que faz parte da programação mensal “Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer” – uma ação que envolve as 20 entidades parceiras que compõem o Coletivo Amigos da Praça Memorial Vladimir Herzog.

Uma parte deste evento mensal é sempre dedicada aos livros e à literatura. Para esta edição, haverá arrecadação de livros para a Biblioteca Pública Zora Herzog, da EMEF Vladimir Herzog. Qualquer tipo de livro, desde que em bom estado, serão recebidos pela equipe.

Lugar de encontros e reencontros

Há três anos, todo último domingo do mês, o evento “Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer” acontece na Praça Memorial Vladimir Herzog por iniciativa do Coletivo Cultural Associação de Amigos da Praça Vladimir Herzog.

Vale lembrar que o local é certificado como Ponto de Memória pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus – e como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.

Registro da inauguração do muro Alguns Personagens desta história, em junho de 2024. Foto: Sergio Decourt.

Praça Memorial Vladimir Herzog

Rua Santo Antônio, 33, Bela Vista – São Paulo – SP (atrás da Câmara Municipal de São Paulo, em frente ao Terminal Bandeira).

Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a OBORÉ nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, TikTok. Siga também o Canal da Praça no Instagram, e acompanhe as reportagens publicados no perfil do YouTube.

Compartilhar:

Ir para o conteúdo