O Instituto Vladimir Herzog e o Museu Judaico de São Paulo abrem nesta quarta-feira (10) um edital de seleção para bolsistas interessados em pesquisar e produzir conhecimento acerca da ditadura militar brasileira, com destaque para o envolvimento da comunidade judaica na defesa dos direitos humanos.
Serão selecionados dois estudantes que atuarão no acervo do Museu Judaico, buscando documentos relacionados à comunidade judaica e à ditadura civil-militar. A partir dessa pesquisa, serão desenvolvidos um material informativo e expositivo para a plataforma Google Arts & Culture, e um artigo especializado para o site Portal Memórias da Ditadura e para o site do Museu Judaico de São Paulo.
Com duração de três meses, cada bolsa tem o valor total de R$ 4.500,00. Podem se inscrever no edital pessoas residentes em São Paulo que estejam cursando a partir do 3º ano da graduação em História, Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo ou cursos correlatos. Estudantes em qualquer etapa do mestrado também serão considerados. Entre os requisitos de seleção estão familiaridade com pesquisa em acervos, experiência em pesquisa histórica e habilidade na produção textual.
Interessados deverão responder ao formulário do Google Forms até 18 de abril de 2024. A divulgação dos bolsistas selecionados será em 03 de maio. Dúvidas ou informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].