Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
11/07/2024

IVH é homenageado em audiência pública no Senado Federal

Compartilhar:

Parlamentares e representantes de organizações da sociedade civil reconheceram a importância da atuação do Instituto na defesa da democracia

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) do Senado Federal realizou, nesta quarta-feira (10), uma audiência pública em homenagem aos 15 anos do Instituto Vladimir Herzog. A iniciativa, aprovada pela CDD, foi proposta pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), presidente da comissão. 

A audiência pública contou com a presença de diversos parlamentares e representantes da sociedade civil, como a senadora Soraya Thronicke, o senador Humberto Costa, o senador Randolfe Rodrigues, a deputada Jandira Feghali, o deputado Henrique Vieira, o deputado Rafael Brito e o senador Fabiano Contarato, entre outros. A representação da sociedade civil incluiu a Comissão ARNS, a Associação Nacional dos Peritos, com representantes de 10 estados, além do WBO (Washington Brazil Office) e outras organizações.

“Proteger a democracia e ampliar os direitos dos cidadãos é o que o Instituto Vladimir Herzog tem feito há 15 anos. Vlado foi um personagem fundamental na luta contra a ditadura e pela garantia do direito à memória, verdade e justiça. O IVH, fundado em sua memória, eterniza essa luta através de projetos e iniciativas que promovem uma cultura de paz, cidadania e respeito à diversidade, incentivando a construção de uma sociedade mais consciente e participativa”, disse Rogério Sotilli, diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog. 

Além dele, esteve presente Ivo Herzog, presidente do Conselho do IVH e filho de Vlado. Em sua fala, Ivo aproveitou para fazer um apelo ao ministro Dias Toffoli para que retire da gaveta a revisão da Lei da Anistia.  

“Uma das coisas que está pendente para a virada desta página é o cumprimento de várias sentenças, como a investigação das circunstâncias da morte de Vladimir Herzog e de todas as vítimas da Ditadura. São crimes que não podem prescrever. Portanto, cabe ao ministro Toffoli retirar da gaveta a revisão da Lei da Anistia e evitar a repetição deste e outros episódios, como o  de 8 de janeiro”, declarou Ivo. 

Ao longo de toda a audiência, os parlamentares reconheceram a importância da história de Vlado e a coragem de Clarice Herzog e da família na luta por justiça e na consolidação da democracia brasileira. Fundado em 2009, o IVH desempenha um papel crucial na defesa das liberdades democráticas e dos direitos humanos no Brasil, reverenciando o legado de Vladimir Herzog como símbolo histórico de resistência contra a violência e o autoritarismo no país.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo