01/03/2023

Instituto Vladimir Herzog repudia perseguição da Igreja Universal ao Intercept

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog vem a público para repudiar a perseguição da Igreja Universal ao Intercept – um dos principais veículos do jornalismo brasileiro.

A organização liderada pelo bispo Edir Macedo entrou na Justiça contra o site após uma reportagem assinada pelo jornalista Gilberto Nascimento revelar que está em curso uma investigação do Ministério Público de São Paulo sobre um suposto esquema de lavagem de dinheiro feito pela igreja.

Mesmo procurada pela equipe de reportagem que fez a denúncia, a Universal jamais se pronunciou. Dias depois, entrou na justiça pedindo abertura de uma investigação policial por causa da “divulgação sem justa causa” e da quebra de sigilo dos documentos revelados.

Não há dúvidas de que a postura da Igreja Universal é, na verdade, uma inaceitável forma de perseguição e de tentativa de intimidação a um veículo jornalístico que traz informações relevantes, verificadas e de inegável interesse público.

Ao longo dos últimos anos, o Intercept se notabilizou por realizar um trabalho jornalístico investigativo exemplar, que trouxe a público informações absolutamente cruciais para vários assuntos da agenda nacional de defesa da justiça e da democracia. Não à toa, foram diversas vezes premiados nas mais tradicionais e respeitadas honrarias jornalísticas do país e se tornam um dos mais relevantes veículos do jornalismo brasileiro.

É absolutamente fundamental, portanto, que a Justiça não dê vazão ao pedido arbitrário perpetrado pela Igreja Universal e faça valer os preceitos constitucionais que asseguram a liberdade de imprensa e o direito à informação a todos os cidadãos brasileiros.

Prestamos solidariedade à equipe do Intercept, em especial ao jornalista que assina a reportagem, e nos colocamos à inteira disposição para seguir atuando no sentido de fazer com que o jornalismo seja verdadeiramente entendido como um pilar no complexo processo de revitalização da democracia brasileira.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo