DOE AGORA

Instituto Vladimir Herzog firma parceria com Universidade (2012)

Instituto Vladimir Herzog firma parceria com Universidade (2012)

Acordo busca recuperar história de luta contra a ditadura

O Instituto Vladimir Herzog e o Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem) firmaram ontem um acordo de cooperação para a realização de pesquisas, consultorias, conferências, cursos e programas de treinamento. As ações terão foco na recuperação da memória de organizações e movimentos que lutaram contra a ditadura militar brasileira (1964 – 1985).

No evento, realizado na manhã de ontem, estiveram presentes Clarice e Ivo Herzog, esposa e filho do jornalista Vladimir Herzog (1937 — 1975), torturado e morto pelo regime militar em 1975. Ivo é membro do conselho do instituto que homenageia seu pai. A entidade de direito civil divulga documentos produzidos por grupos que se rebelaram contra a repressão do governo militar. Para isso, capta recursos da iniciativa privada e do poder público para orientar e premiar trabalhos de comunicação que abordem questões que afetam o direito à vida e à justiça.

Na prática, o acordo ampliará uma parceria já existente entre o Centro e o Instituto. “O Cedem já era nosso parceiro na pesquisa sobre periódicos feitos por grupos contrários à ditadura”, afirma Ivo Herzog. “O acordo com a Unesp é o primeiro de uma série de colaborações de um programa criará uma rede formada pelo instituto e por universidades brasileiras, para intensificar o debate dos direitos humanos e civis.”

Pesquisadores contratados pelo Instituto fazem o levantamento e digitalização do acervo de jornais produzidos por grupos rebeldes ao governo militar daquele período. Como fruto desse trabalho, já foi publicado o livro As Capas Desta História. Lançada em outubro de 2011, a obra traz capas de jornais considerados precursores das publicações dos anos de chumbo.

Ao assinar esse convênio, estudiosos e técnicos contratados do instituto poderão usar as próprias instalações do Cedem para suas tarefas. “Nossa perspectiva é aumentar os produtos gerados pela parceria, como novos livros, por exemplo, sobre os cartazes feitos contra a censura e a tortura promovida pelo poder político”, destaca o coordenador do Cedem, Antonio Celso Ferreira, professor do Câmpus de Assis. “Também poderemos realizar documentários com bases em documentos históricos.”

Um projeto da parceria já está em andamento e foi batizado como “Resistir é preciso…”. Ele busca resgatar e contar a trajetória da imprensa que circulou no exílio, na clandestinidade ou nas bancas, de 1964 a 1979. O resultado do trabalho de pesquisa, digitalização, microfilmagem e contextualização estará disponível no site do Cedem, do Instituto e também no site do programa do governo federal Memórias Reveladas (www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/).

Exilados na Itália 

O Centro de Documentação e Memória da Unesp tem um acervo de jornais, documentos, cartazes e entrevistas, um material produzido pelos movimentos operários, políticos e artísticos brasileiros. Por meio de parcerias o Cedem concentra o mais completo arquivo de jornais produzidos pelas organizações que lutaram contra a opressão do governo militar nesse período.

Em 23 de janeiro deste ano, o Cedem recebeu o acervo de documentos e periódicos do Asmob (Archivio Storico Del Movimento Operaio Brasiliano), procedentes de Milão, na Itália. O material era guardado pelo senador italiano José Luiz Del Roio e é composto principalmente de impressos e periódicos do período da ditadura militar brasileira, produzidos no Brasil, de maneira clandestina, e no exterior, por diversas organizações de resistência. Del Roio, que nasceu no Brasil, também é um dos executores do projeto “Resistir é preciso…”.

Sobre o Instituto Vladimir Herzog:

O Instituto Vladimir Herzog foi constituído em 25 de junho de 2009 com a missão de contribuir para a reflexão e produção de informação que garanta o direito à vida e o direito à justiça. Organização sem fins lucrativos e com neutralidade político-partidária, o Instituto Vladimir Herzog busca atingir seus objetivos baseando suas ações em três pilares: Preservar, Construir e Compartilhar. Mais informações podem ser encontradas no site www.vladimirherzog.org

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing