DOE AGORA

Estudantes do Ensino Fundamental desenvolvem o aplicativo Ditadura na Memória (2013)

Estudantes do Ensino Fundamental desenvolvem o aplicativo Ditadura na Memória (2013)

Alunos do 9º ano do Colégio I.L. Peretz desenvolveram o Projeto Ditadura na Memória, ferramenta digital que permite uma visão ampla do período militar ao trazer informações do contexto histórico, político e cultural da época. O resultado do projeto é a parceria da escola com o Instituto Vladimir Herzog e Núcleo Memória para o lançamento do aplicativo gratuito sobre o regime militar no Brasil, disponível para smartphones e tablets, com atividades lúdicas para que a História recente do País seja conhecida pelos mais jovens.

 

O Projeto Ditadura na Memória propôs em suas atividades um resgate do período da ditadura civil-militar, com o objetivo de, nas palavras da professora Melanie Grun, coordenadora da Área de Ciências Humanas do Peretz, “lembrar do passado, mas com os olhos voltados para o amanhã! Pensando sempre que a memória é o elo entre passado, presente e futuro. Estudar a Ditadura mais a fundo e contribuir para a difusão de informações sobre o período com o aplicativo é uma forma de agir pela defesa dos Direitos Humanos e da Democracia.”

 

Ditadura na Memória surgiu com o propósito de incentivar a análise crítica, e uniu disciplinas como História, Educação Artística, Geografia e Português.  Com orientação de Grun, os alunos analisaram diferentes aspectos do regime militar brasileiro e desenvolveram 11 aplicativos e os melhores foram selecionados para a versão final. O app está disponível para download no site Fábrica de Aplicativos (http://app.vc/ditadura_na_memoria1).

 

Sobre o Instituto Vladimir Herzog

 

Criado em 25 de Junho de 2009, o Instituto Vladimir Herzog tem a missão de contribuir para a reflexão e produção de informações que garantam o direito à vida e o direito à justiça. Sua fundação se inspirou na trajetória de vida do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 pela ditadura, bem como nos principais valores ligados a essa trajetória: democracia, liberdade e justiça social.

 

Tendo como bandeira a frase de Herzog “Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados”, o Instituto é uma OSCIP, organização sem fins lucrativos, com neutralidade político-partidária.

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing