A solenidade de premiação aconteceu no dia 22 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo
Em sessão pública realizada no dia 01 de outubro, na Câmara Municipal de São Paulo, a Comissão Organizadora escolheu os vencedores das nove categorias do 35º Prêmio Vladimir Herzog: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial que, neste ano, teve como tema “Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra o direito à informação>”. Foram avaliadas 443 contribuições de jornalistas de todo o Brasil.
Abaixo a relação dos trabalhos vencedores e menções honrosas:
Artes
Vencedor
Angeli
Comissão da Verdade | Folha de S. Paulo
Menção Honrosa
Kleber Sales
A vulnerabilidade e a força das mulheres negras | Correio Braziliense
Fotografia
Vencedor
Jefferson Botega
Depósito Humano | Zero Hora
Menção Honrosa
Allan Costa Pinto
Nota 0 | Tribuna do Paraná
Reportagem de TV
Vencedor
José Raimundo e equipe: German Maldonado, Priscila Ladeia, Rildo Araújo e Robel Sousa.
Adoção irregular | TV Globo
Menção Honrosa
Marcelo Canellas e equipe: Alexandre Beltran, Fabio Ibiapina, Felipe Queiroz, Felippe Quaglio, Joelson Maia, Lorena Barbier, Lucio Alves, Renata Scholl, Vera Souto, Vivian Raffaeli e Wellington Walsechi.
SOS Criança | TV Globo
Documentário de TV
Vencedor
Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros e equipe da Repórter Brasil: André Campos, Lucas Barreto e Maurício Haschizume.
Carne Osso: o trabalho em frigoríficos | Globo News
Menção Honrosa
Bianca Vasconcellos e equipe: Alessandra Valenti; Aline Beckstein; Amâncio Roque; Anderson Barreto; Betânia Dutra; Décio Ciappini Jr.; Eduardo Brás; Eduardo Viné; Fernanda Balsalobre; Gustavo Minari; Jorge Carvalho; Luana Ibelli; Luís Araújo; Luís Fernando Felício; Marco Aurélio Silva; Marcos Cabral; Mayara Lopes; Neila Carvalho; Paulo César da Silva; Peterson Isidoro; Renato Rocha; Rodrigo Costa; Rodrigo Mattos, Sérgio Meirelles e Vivian Carneiro.
Carandiru, a marca da intolerância | TV Brasil / EBC
Rádio
Vencedor
Marilu Cabanas e equipe: Pedro Manoel e Emerson Ramos
Voz Guarani-Kaiowá | Rádio Brasil Atual
Menção Honrosa
Anelize Moreira e equipe: Emerson Ramos, Marilu Cabanas e Terlânia Bruno
Dores do parto | Rádio Brasil Atual
Jornal
Vencedor
Ismael Soares Machado e equipe: Thiago Araújo e Wilson Levy
Os Suruí e a Guerrilha do Araguaia | Diário do Pará
Menção Honrosa
Rubens Valente e Matheus Leitão
Os arquivos ocultos da ditadura | Folha de S. Paulo
Revista
Vencedor
Wagner Willian
O primeiro voo do condor | Revista Brasileiros
Menção Honrosa
Pedro Pomar e equipe: Beatriz Vicentini; Camila Rodrigues da Silva; Daniel Garcia Ruiz; Luana Laux; Luís Ricardo Câmara; Luiza Sansão; Mariana Queen Nwabasili; Rogério Ferro; Rogério Yamamoto.
Subsídios para uma Comissão da Verdade da USP | Revista Adusp – Associação dos Docentes da USP
Menção Honrosa
Fausto Salvadori Filho
Em busca da verdade | Apartes – Revista da Câmara Municipal de São Paulo
Internet
Vencedor
Julliana de Melo e Ciara Carvalho
Pelo menos um | Portal NE10
Menção Honrosa
Ed Wanderley
Infâncias devolvidas |Site Diário de Pernambuco
Categoria Especial
Vencedor
Mateus Parreiras e equipe: Guilherme Paranaíba, Junia Oliveira e Landercy Hemerson
Jornalistas assassinados no Vale do Aço | Estado de Minas
Vencedor
Janaina Garcia
Existe terror em SP | Portal UOL
Prêmio Especial Vladimir Herzog 2013
Desde 2009 a Comissão Organizadora indica jornalistas para serem agraciados com o Prêmio Especial pelos relevantes serviços prestados às causas da Democracia, Paz e Justiça. A iniciativa das instituições promotoras retoma proposta original do Prêmio, que previa tal homenagem a personalidades ou jornalistas que jamais inscreveriam seus trabalhos em qualquer tipo de concurso.
Já foram homenageados Lourenço Diaféria (in memoriam), David de Moraes, Audálio Dantas, Elifas Andreato, Alberto Dines e Lúcio Flavio Pinto. Neste ano receberam as homenagens outros três grandes nomes da imprensa brasileira: Perseu Abramo (criador do Prêmio, in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho e Raimundo Rodrigues Pereira.
O 35º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por onze instituições: Associação Brasileira de Imprensa – Representação em São Paulo – ABI/SP; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Programação dos 35 anos do Prêmio Vladimir Herzog
Seminário Internacional
No dia 21 de outubro, segunda-feira, no Itaú Cultural, houve o Seminário Internacional sobre Violência contra Jornalistas, com presenças de Jim Boumelha, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ); Celso Schröder, presidente da Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); da jornalista mexicana Anabel Hernández (“Os Senhores do Narco”); e do presidente executivo do Newseum e Freedom Forum de Washington D.C., James C. Duff.
Roda de Conversa
Na manhã da terça, dia 22, os jornalistas premiados e suas equipes reuniram-se na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina para conversar sobre como desenvolveram as suas reportagens e contar as experiências que viveram nesse exercício prático de jornalismo. A condução da Roda de Conversa foi dos jornalistas Angelina Nunes, Aldo Quiroga e Sergio Gomes.
Premiação
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 22 de outubro, no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina.
SERVIÇO
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS
21 de outubro, segunda-feira, das 9h às 19h
Instituto Itaú Cultural – Av. Paulista, 149
Estação Brigadeiro do Metrô
5º PRÊMIO JOVEM JORNALISTA FERNANDO PACHECO JORDÃO
Cerimônia de premiação: 22 de outubro, terça-feira, 20h
Auditório Simón Bolívar – Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo.
Estação Barra Funda do Metrô
SAIBA MAIS
Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Foi instituído em 1978 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia, Federação Nacional dos Jornalistas, Associação Brasileira de Imprensa/Seção São Paulo, Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção de São Paulo, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e Família Herzog. Desde a sua primeira edição (1979), reverencia a memória do jornalista Vladimir Herzog, preso pela ditadura militar, torturado e morto nas dependências do DOICodi, em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975, reconhecendo o trabalho de jornalistas que colaboram na defesa e promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais.
www.premiovladimirherzog.org.br
Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
Criado em 2009 com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolver um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto até a realização final de uma reportagem. Tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e por um jornalista mentor designado pelo Instituto Vladimir Herzog, criador e organizador do Prêmio. Trata-se de uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa, e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
CDI Comunicação Corporativa
Maurício Pizani 3817-7957 / [email protected]
Mariangela Morenghi 3817-7946 / [email protected]