21/07/2022

Em Washington, comitiva brasileira alerta para ameaças às eleições no Brasil

Compartilhar:

Atualizado em 21 de julho de 2022 às 17h

O Instituto Vladimir Herzog integra uma comitiva com representantes de 18 organizações da sociedade civil brasileira estará em Washington, nos EUA, entre 24 e 29 de julho, para participar de mais de 20 reuniões com membros do Departamento de Estado americano, deputados, senadores e representantes de organizações sociais e sindicais locais. A intenção é alertar para as ameaças ao processo eleitoral brasileiro e pedir um posicionamento firme em relação ao respeito ao resultado da votação, seja quem for o vencedor.

“Diante dos ataques incessantes à democracia e a onda de violência que abala o País, devemos agir nas ruas e junto à comunidade internacional denunciando as ameaças e exigindo respeito ao resultado das eleições e a democracia. A defesa da democracia é um dever de todos os democratas do mundo. As falas do atual presidente envergonham o país e ameaçam a democracia em todo o mundo. Nossa denúncia é um alerta para além fronteira”, afirma o Diretor Executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili.

Na terça-feira (26), o grupo será recebido no Departamento de Estado americano, que é o equivalente ao Ministério das Relações Exteriores dos EUA, e na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Na sexta-feira (29), haverá uma reunião bilateral com o deputado democrata Jamie Raskin, que está na linha de frente da Comissão Parlamentar que investiga a invasão do Capitólio americano, em 6 de janeiro de 2021.

“O mundo inteiro acompanha com atenção as eleições presidenciais de 2022 do Brasil. Nos EUA, há uma sensibilidade ainda maior, por causa das tentativas de subversão do processo eleitoral americano em 2020 e da invasão ao Capitólio em 2021. As organizações brasileiras têm, portanto, muito a dizer e a ouvir nessa série de encontros”, disse Paulo Abrão, diretor-executivo do WBO (Washington Brazil Office), instituição que organiza a visita da comitiva.

Ainda no Congresso, ao longo dos cinco dias, haverá encontros bilaterais com diferentes deputados democratas. No Senado, o grupo será recebido pelo democrata Bernie Sanders (Vermont).

Embaixadores de distintos países também receberão a comitiva brasileira, que terá encontros ainda com organizações da sociedade civil local, e Think Thanks como o Atlantic Council, a Wola (Washington Office on Latin America), além da agência de cooperação americana Usaid, entre outras.

“Representantes dos movimentos negro, LGBTIQA+, indígena e ambiental, entre outros, estarão na linha de frente desses diálogos, falando por si mesmos sobre a situação que o Brasil enfrenta”, disse James Green, presidente do Conselho de Diretores do WBO. “É importante que esses representantes da sociedade civil brasileira sejam ouvidos em primeira mão, pessoalmente, sem intermediários, porque são eles, afinal, os protagonistas de muitas das violações de direitos humanos vividas no Brasil recentemente, e são eles que trazem essa preocupação com a importância do respeito ao resultado da eleição de 2022”.

Organizações que compõem a comitiva, em ordem alfabética:

ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos)

https://www.abglt.org/ | Twitter: @ABGLT

Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil)

https://ifnotusthenwho.me/pt-br/ | Twitter: @ApibOficial

Artigo 19

https://artigo19.org/ | Twitter: @artigo19

Comissão Arns

https://comissaoarns.org/pt-br/ | Twitter: @comissaoarns

Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas)

http://conaq.org.br/ | Twitter: @conaquilombos

Conectas

https://conectas.org/ | Twitter: @conectas 

Geledés

https://www.geledes.org.br/ | Twitter: @geledes

Greenpeace Brasil

https://www.greenpeace.org/brasil/ | Twitter: @GreenpeaceBR

Instituto Clima e Sociedade

https://climaesociedade.org/ | Twitter: @climaesociedade

Instituto Marielle Franco

https://www.institutomariellefranco.org/ | Twitter: @inst_marielle 

Instituto de Referência Negra Peregum

https://peregum.org.br/ | Twitter: @inst_peregum

Instituto Vladimir Herzog

https://vladimirherzog.org/ | Twitter: @vladimirherzog

Pacto pela Democracia

https://www.pactopelademocracia.org.br/ | Twitter: @PactoDemocracia

Transparência Internacional

https://transparenciainternacional.org.br/ | Twitter: @TI_InterBr

Uneafro

https://uneafrobrasil.org/ | Twitter: @UNEafroBrasil

342 Artes

Twitter: @342Artes | @342Amazonia

Novo Acordo Verde | Brazilian Green New Deal (NAVE)

Twitter: @NAVEBrasileiro

Voz das Comunidades

Twitter: @vozdacomunidade

Washington Brazil Office
Twitter: @Brazil_Office

Compartilhar:

Pular para o conteúdo