19/12/2024

Boas festas e feliz 2025!

Compartilhar:

Quem tem consciência para ter coragem
Quem tem a força de saber que existe
E no centro da própria engrenagem
Inventa contra a mola que resiste”

(Secos e Molhados)

Caros amigos e amigas do IVH, 

2024 ficará marcado para sempre na história do Brasil. No ano em que celebramos 15 anos de trabalho incansável pela democracia e em defesa dos direitos humanos e da justiça, enfrentamos os desafios de um tempo não superado. No marco dos 60 anos do golpe militar de 1964, seis décadas depois de um dos capítulos mais sombrios de nossa história, justamente quando lembramos a importância de resistirmos sempre, soubemos em detalhes dos planos arquitetados, mais uma vez, contra a nossa república e liberdades. Mas resistimos!

Este foi um ano que também nos trouxe conquistas emblemáticas. Obtivemos importantes avanços a partir de nossas ações de incidência política em defesa da democracia com forte atuação em níveis nacional e internacional. Foram audiências públicas realizadas em Brasília e missões parlamentares nos Estados Unidos e no Chile. Participamos do GT responsável pela elaboração do Plano Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas, integramos o Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos (CNECDH) para o biênio 2024-2025, celebramos os 15 anos do Instituto com uma exposição histórica, a “Sobre Nós”, e consolidamos, em sua 4ª edição, o “DH Fest – Festival de Direitos Humanos” como uma referência de evento e resistência cultural. 

Neste ano, também, pela primeira vez desde a redemocratização, vimos a possibilidade de militares serem responsabilizados por seus atos contra a democracia. Este avanço, inédito e simbólico, é fruto de nossa determinação coletiva em proteger o Estado de Direito, e reafirma a possibilidade histórica de escrevermos o nosso futuro de uma forma como não pudemos fazer no passado. 

Estivemos juntos mais uma vez, sem esquecer jamais dos que vieram antes de nós, nessa luta que é constante: a luta pela democracia. Nossos conselheiros, cada parceiro, cada amigo, cada apoiador que se soma a essa jornada fortalece nosso propósito e amplia nossa capacidade de transformação. Essas, são só algumas de muitas conquistas e temos a absoluta certeza de que não teríamos chegado até aqui sem vocês.

2025 será um ano igualmente simbólico: completaremos 50 anos desde o assassinato de Vladimir Herzog. Nosso trabalho está longe de terminar e, sem dúvidas, não recuaremos. Faremos do próximo ano mais um momento de avanço na construção de uma sociedade que valorize o jornalismo de excelência e a liberdade de expressão, a educação em direitos humanos, a memória, a verdade e a justiça. 

Que em 2025, com a coragem e a esperança de sempre, inspirados na luta de Clarice Herzog, Eunice Paiva e muitas mulheres que foram e são as verdadeiras heroínas desta história, possamos renovar o nosso compromisso de levar adiante o legado da vida de Vladimir Herzog e de tantas outras pessoas que ainda estão aqui.

Nosso muito obrigado!

Rogério Sottili
Diretor Executivo do Instituto Vladimir Herzog

Compartilhar:

Pular para o conteúdo