O Instituto Vladimir Herzog em 2013, passou à acompanhar de perto as duas escolas que levam o nome de Vladimir Herzog como homenageado, uma municipal e outra estadual. Um evento realizado na EMEF Vladimir Herzog marcou sua reinauguração, a escola foi rebatizada com o nome de Vladimir Herzog mas dessa vez com a letra “V” no lugar do “W”, deixando sua grafia correta.
No dia da cerimonia de entrega da nova placa rebatizando a escola, o Instituto Vladimir Herzog organizou algumas ações para os alunos, pais e professores. Com a apresentação do Coro Luther King e palestra com Ivo Herzog e Sérgio Gomes os alunos puderam escutar e debater o período da ditadura e mudanças que gostariam dentro da escola.
Por parte da escola, professores propuseram que os alunos criassem um grande mural com democrático, um teatro sobre o regime militar feito pelos alunos e um ações com cartazes e frases de protesto também feito pelos alunos.
As duas escolas Vladimir Herzog recebem o acompanhamento do Vlado Educação, projeto de educação em direitos humanos do IVH.