Na quarta-feira (13), a deputada estadual Beth Sahão (PT) protocolou o Projeto de Lei Nº 1720, que institui o dia 25 de outubro, data do assassinato de Vladimir Herzog, como Dia Estadual da Democracia em São Paulo.
A proposta é que a data seja celebrada anualmente em todo o estado com eventos e atividades que promovam a conscientização sobre a importância da democracia e dos valores democráticos, a defesa dos direitos humanos, o respeito à pluralidade de opiniões e à liberdade de expressão.
“A criação do Dia Estadual da Democracia, em memória de Vladimir Herzog, é uma forma de homenagear o jornalista supliciado pela ditadura militar, bem como reverenciar a luta de todos brasileiros que dedicaram ou dedicam suas vidas à defesa do Estado Democrático de Direito, além de reafirmar o compromisso do Brasil com a democracia”, diz a justificativa do projeto.
A deputada também propôs homenagear com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo Clarice Herzog, viúva de Vlado, e a Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva, morto por militares em 1971. A homenagem está prevista para ser realizada em abril do ano que vem, mês em que o golpe de 1964 completa 60 anos.
“É um conjunto de ações que a gente está desenvolvendo aqui na Assembleia para consolidarmos nosso regime democrático e, ao mesmo tempo, lembrarmos de pessoas tão importantes que foram mortas pela ditadura porque estavam exatamente lutando pela democracia”, a deputada explicou ao Jornal Realidade.
O Instituto Vladimir Herzog saúda a deputada estadual Beth Sahão pela iniciativa em defesa da democracia, assim como a homenagem que celebra a vida de Vladimir Herzog e Clarice Herzog, e Rubens Paiva e Eunice Paiva, figuras cruciais para a história brasileira e a consolidação das liberdades democráticas. É possível seguir o exemplo e avançar nos estados com ações do tipo para reafirmar o compromisso do Estado com a nossa jovem democracia.