02/04/2015

IVH faz parceria com a SP Leituras para doação de livros

Compartilhar:

Organização que atua junto a bibliotecas públicas da cidade receberá, ao todo, 550 exemplares de dois títulos da Editora Instituto Vladimir Herzog 

O Instituto Vladimir Herzog firmou uma parceria com a SP Leituras, organização social de cultura que atua junto a bibliotecas públicas da cidade de São Paulo.

O acordo prevê a doação de 250 exemplares do livro “A Declaração dos Direitos Humanos – 30 Artigos Ilustrados por 30 Artistas” e mais 300 exemplares de “50 Anos Construindo a Democracia – Do Golpe de 64 à Comissão da Verdade” – ambas publicações da Editora Instituto Vladimir Herzog.

O Instituto sempre distribui uma parcela de suas publicações a entidades públicas, como universidades e bibliotecas. Anteriormente, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) foi parceira do IVH.

Sobre as publicações
O livro “A Declaração Universal dos Direitos Humanos – 30 Artigos Ilustrados por Artistas” foi lançado pela Editora Instituto Vladimir Herzog, em parceria com o Ministério da Cultura, o Governo Federal e a Caixa. É um compilação dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, cada qual ilustrado por um artista brasileiro. A publicação ressalta, principalmente, a importância dos Direitos Humanos, retratando os artigos de forma concisa e clara para fácil compreensão de qualquer público.

“50 Anos Construindo a Democracia – Do Golpe de 64 à Comissão da Verdade” foi escrito pelo prof. Mário Sérgio de Moraes. Por meio de entrevistas feitas com presos e líderes políticos, operários, jornalistas da imprensa alternativa e membros da classe artística, o livro traz um registro do cenário político desde o golpe militar até a Comissão da Verdade.

A ideia para o desenvolvimento da obra foi impulsionada pelas manifestações que ocorreram em diversas capitais brasileiras em junho e julho de 2013. Outro fator que motivou a produção do livro foi o interesse do Instituto Vladimir Herzog em disponibilizar às escolas brasileiras conteúdos que abordem o período da ditadura no Brasil.

Sobre a SP Leituras
A SP Leituras é uma organização social de cultura cujo objetivo é aproximar a leitura aos mais variados públicos, com atenção especial a pessoas com deficiência. A organização é formada por um grupo de escritores, editores, professores, agentes literários e produtores culturais que acreditam ser a leitura indispensável para a formação do ser humano crítico.

Além da Biblioteca de São Paulo, a SP Leituras é responsável pela gestão do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB), programa que oferece oportunidades para aprimoramento pessoal e profissional através de oficinas, cursos, eventos, textos etc.

Também é responsável pelos programas Prazeres da Leitura – cujo objetivo é identificar oportunidades de leitura em locais que não são especificamente destinados a esse fim, como asilos, hospitais e unidades prisionais; e o Viagem Literária – que promove bate-papos com escritores e contações de histórias ao público das bibliotecas públicas paulistas.

As instituições interessadas em receber doações das publicações da Editora Instituto Vladimir Herzog podem entrar em contato com a entidade no endereço: [email protected].

Compartilhar:

Pular para o conteúdo