15/07/2014

Jornalistas são feridos, presos e reprimidos no Rio de Janeiro

Compartilhar:

Vlado_proteção-aos-jornalistas

15/06/2014

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro emitiu nota em que denuncia e repudia atos de repressão com violência cometidos pela polícia, no domingo (13/07) em que se realizou a partida final da Copa do Mundo, contra jornalistas brasileiros e estrangeiros.

 

Noticias Relacionadas:

 Consciencia.net

Anistia Internacional

Video – Coletivo Tatu

Agencia EBC

Folha Paulistana

 

Reproduzimos a seguir a íntegra da nota do Sindicato, que contém também a lista de nomes dos profissionais vitimados.

fotografo_protecao
Foto ilustração

Neste tarde (13/07), além dos casos de agressões, houve também o cerceamento ao trabalho dos jornalistas e comunicadores em meio à repressão aos atos de protesto realizados na Tijuca. Os profissionais de imprensa foram impedidos de deixar a Praça Saens Peña durante duas horas, junto de cerca de 200 manifestantes. Esse grupo teve de enfrentar, sem possibilidade de refúgio, agressões físicas e o efeito das bombas de gás lacrimogêneo.

Com os novos casos de violência policial contra jornalistas e comunicadores registrados neste domingo, o relatório do Sindicato dos Jornalistas eleva essa triste estatística para 90 profissionais e comunicadores que foram vítimas de agressões e cerceamento desde maio do ano passado. O Sindicato vai encaminhar uma nova versão atualizada desse relatório às autoridades da Justiça e da Segurança Pública nos níveis estadual e municipal, assim como às autoridades e ONGs de direitos humanos nacionais e internacionais.

Abaixo, segue a lista dos jornalistas que foram identificados como agredidos na cobertura dos atos deste 13/7 de protesto contra o desvio de verbas públicas para a Copa e para pedir a liberdade aos presos políticos do Rio de Janeiro. Entre os presos, está a radialista Joseane de Freitas, da Empresa Brasil de Comunicação, presa neste sábado (12/7) em casa, sem qualquer motivo esclarecido, e acusada de formação de quadrilha com mais 16 adultos e dois adolescentes. O Sindicato, por meio de seu advogado Lucas Sada, deu entrada em um pedido de habeas corpus em favor da radialista, mas este foi negado no plantão judiciário deste domingo. O Sindicato também teve negado nesta semana um Mandado de Segurança para garantir o livre ir e vir de jornalistas no entorno do Maracanã, onde a PM realizou barreiras nos dias dos jogos da Copa.

Tais práticas de Estado caracterizam grave ofensa a nossa categoria e prejudicam a sociedade como um todo. Sem o respeito ao direito à informação, não há garantia de liberdade ou de democracia.

SINDICATO DOS JORNALISTAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Jornalistas e comunicadores agredidos:

Samuel Tosta – diretor do Sindjor-Rio – freelancer – ferido nas costas por estilhaços de bomba

Gizele Martins – diretora do Sindjor-Rio – editora do jornal Cidadão – crise de asma por inalação de gás lacrimogêneo

Mauro Pimentel – repórter fotográfico do Terra – chutado e golpeado no rosto e nas pernas com cassetete, teve a lente da câmera quebrada e a máscara de gás quebradas

Ana Carolina Fernandes – repórter fotográfica da Agência Reuters – teve a máscara de gás arrancada por um PM que a atacou com spray de gás de pimenta

Boris Mercado – repórter fotográfico peruano – chegou a ser detido e agredido

Jason O’Hara – repórter cinematográfico canadense – internado no Hospital Municipal Souza Aguiar em decorrência dos ferimentos

Oswaldo Ribeiro Filho – jornalista da agência inglesa Demotix – teve uma bomba de gás jogada em seu rosto

Filipe Peçanha – comunicador da Mídia Ninja – vítima de espancamento por oito PMs e a lente da câmera quebrada.

Leo Correa – repórter fotográfico freelancer – vítima de agressões físicas por PMs.

Tiago Ramos – jornalista do SBT Rio – ferido por estilhaços de bomba em um dos braços.

Luigi Spera – Jornalista italiano – vítima de agressões físicas por PMs.

Aloyana Lemos – documentarista – detida com violência por PMs e levada para a 21ª DP (Bonsucesso)

Bernardo Guerreiro – comunicador da Mídia Ninja – teve sua lente quebrada e foi agredido com spray de pimenta no olho a curta distância

Augusto Lima – jornalista do Coletivo Carranca – teve o celular quebrado quando foi agredido a golpes de cassetete.

Loldano da Silva – repórter fotográfico – agredido com dois golpes de cassetete no braço esquerdo, levado para o Souza Aguiar.

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo