DOE AGORA

IVH lança biografia de Vlado para público infantojuvenil

IVH lança biografia de Vlado para público infantojuvenil

Escrito pela historiadora Marcia Camargos, “Um menino chamado Vlado” se inspira em episódios da vida de Vlado para explicar a crianças e jovens o que foi a ditadura militar brasileira

Como parte das atividades para relembrar os 40 anos do assassinato de Vladimir Herzog por agentes da ditadura, a historiadora Marcia Camargos lança o livro Um menino chamado Vlado, um resgate da vida do jornalista especialmente voltado para o público infantojuvenil.

Mesclando ficção e realidade, a obra parte de depoimentos feitos por familiares, colegas de escola, de militância e de profissão para resgatar a vida de Vladimir Herzog desde a sua infância na Itália, abordando também sua formação e suas atividades além do jornalismo.

Marcia Camargos conta como Vlado começou a escrever para o jornal O Estado de S. Paulo, em 1959, e mudou seu nome para Vladimir, por soar menos exótico. O relato prossegue no início da década de 1960, quando se casou com Clarice Herzog e, após o golpe militar de 1964, passaram uma temporada na Inglaterra e tiveram dois filhos, Ivo e André. Em 1968 a família voltou ao Brasil e em 1975, pouco antes de seu assassinato, Vladimir foi chamado para dirigir o jornalismo da TV Cultura.

O intuito do livro é explicar aos jovens e crianças o que foi a ditadura instalada em 1964, bem como os movimentos de oposição e resistência ao regime, tendo como fio condutor a historia de Herzog, com formato e linguagem próprios para o público infantojuvenil.

O lançamento da biografia Um menino chamado Vlado, de autoria de Marcia Camargos, será em outubro, em data e local a serem anunciados.

Serviço
Lançamento do livro Um menino chamado Vlado, de Marcia Camargos
Data: 04 de novembro (quarta-feira)
Horário: 
das 19h às 21:30
Local: Livraria da Vila Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros – São Paulo/SP)

Instituto Vladimir Herzog
(11) 2894-6650
contato@vladimirherzog.org