DOE AGORA

IVH distinguido pela segunda vez no Prêmio de Direitos Humanos

IVH distinguido pela segunda vez no Prêmio de Direitos Humanos

Honraria do Governo Federal foi entregue pela presidenta Dilma Rousseff na última sexta-feira, em Brasília

O Instituto Vladimir Herzog recebeu a menção honrosa do 21º Prêmio de Direitos Humanos, tradicional distinção concedida pelo Governo Federal a entidades e projetos que se destacam na atuação em prol da defesa dos direitos humanos.

Neste ano o evento premiou 19 entidades em 18 categorias, além da menção honrosa conquistada pelo IVH, que foi recebida por Ivo Herzog, diretor executivo e Ana Rosa Abreu, diretora do Vlado Educação. Confira aqui a lista completa dos premiados.

Durante a cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância das entidades que atuam em defesa dos direitos humanos: “Democracia pressupõe a participação de todos e o respeito à vontade da maioria. Não há democracia sem direitos humanos, da mesma forma que os direitos humanos sucumbem sem democracia”, destacou a presidenta.

Ivo Herzog entregou à presidenta da República um exemplar do livro “Pássaro sem Rumo”, sobre a vida de Genésio Ferreira da Silva, que, quando adolescente, foi testemunha-chave no processo que condenou os assassinos do ambientalista Chico Mendes.

Em 2011 o IVH já havia sido homenageado pelo Prêmio de Direitos Humanos, então em sua 17ª edição. Na ocasião, o IVH foi premiado pela cúpula do Governo Federal na categoria Memória e Verdade.