18/09/2017

Em parceria com o IVH, Associação Nacional de História realiza oficina sobre violência de Estado

Compartilhar:

26ª oficina do grupo de trabalho de ensino de História da regional de São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH-SP) acontece no próximo sábado, às 9h30.

Os espações urbanos e a vida cotidiana nas grandes cidades vêm sendo sufocados por práticas e procedimentos regidos pela noção de guerra. A fim de discutir essa realidade, a regional de São Paulo da Associação Nacional de História, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, terá a violência de Estado como tema da 26ª oficina de seu grupo de trabalho de ensino de história.

A oficina “Estado, violência e ensino de História: guerras de narrativas” acontece no próximo sábado, 23 de setembro, às 9h30, na sala Ilana Blaj do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da ANPUH-SP. Haverá certificados para os participantes.

O evento é voltado aos professores da Educação Básica que trabalham com o conhecimento histórico escolar e terá como elemento provocador da reflexão o portal Memórias da Ditadura. A intenção é apresentar aos professores possibilidades de desenvolver práticas de ensino de História a partir do uso do portal e seu acervo como recurso didático, sempre pensando na violência de Estado no Brasil como algo presente em diferentes épocas.

A ANPUH
Fundada em 1961, em Marília, no interior de São Paulo, a ANPUH trazia na sua fundação a aspiração da profissionalização do ensino e da pesquisa na área de História, opondo-se à tradição de uma historiografia não-acadêmica e autodidata ainda amplamente majoritária à época.

Atuando desde seu aparecimento no ambiente profissional da graduação e da pós-graduação em História, a ANPUH foi aos poucos ampliando sua base de associados, passando a incluir professores dos ensinos fundamental e médio e, mais recentemente, profissionais atuantes nos arquivos públicos e privados, e em instituições de patrimônio e memória espalhadas por todo o país.

O quadro atual da entidade reflete a diversidade de espaços de trabalho hoje ocupados pelos historiadores em toda a sociedade. A abertura da entidade ao conjunto dos profissionais de história levou também à mudança do nome que, a partir de 1993, passou a ser Associação Nacional de História, preservando-se contudo o acrônimo que a identifica há mais de 40 anos.

Serviço
Estado, violência e ensino de História
Data: 23/09/2017
Horário: 9h30
Local: Sala Ilana Blaj do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).
Inscrições gratuitas através do site: http://anpuhsp.org.br/

Compartilhar:

Pular para o conteúdo