DOE AGORA

Diretor chileno Patricio Guzmán ministra curso de cinema especial em São Paulo

Diretor chileno Patricio Guzmán ministra curso de cinema especial em São Paulo

Produzido pelo Instituto Vladimir Herzog, workshop de dez aulas, de três horas cada, fará parte da Mostra de Cinema Paixão de Memória

 

São Paulo, 24 de agosto – As inscrições para o workshop de cinema Paixão de Memória, parte da mostra de cinema de mesmo nome, estão abertas. O curso será ministrado pelo renomado diretor Patricio Guzmán, chileno conhecido por filmes como Nostalgia da Luz, O Botão de Pérola, Salvador Allende, A Batalha do Chile e ao menos uma dezena de outros. No curso, Guzmán vai analisar sua obra a partir do contexto histórico em que seus filmes foram produzidos e também a sua evolução criativa ao longo das últimas quatro décadas.

Nas aulas, o diretor vai dividir experiência de como transformar em registros cinematográficos uma revolução pacífica, a luta de classes, a vontade popular, a religiosidade, a micro história, o homem, a memória do universo, entre outros temas – que serão divididos em dez diferentes aulas, de 9 a 20 de outubro, com início às 13h e término às 16h. As aulas ocorrerão na Sala Aleijadinho, no Cine CAIXA Belas Artes – na Rua da Consolação, 2.423 – São Paulo/SP.

As inscrições podem ser feitas somente pelo website http://paixaodememoria.org.br/inscricao até 11 de setembro. A lista com os 100 alunos selecionados será divulgada, também pelo website, em 18 de setembro. Dos 100, 10 ganharão bolsa integral e estarão isentos da taxa do workshop. Os demais 90 alunos deverão efetuar depósito (identificado com seu CPF) no valor de R$ 25,00 na conta corrente indicada no regulamento.

Sobre Patricio Guzmán
Um dos maiores documentaristas da história da América Latina, Guzmán tem diversos prêmios de crítica e público em renomados festivais internacionais. Seus filmes foram veiculados nos principais circuitos de cinema do mundo, tanto em mostras competitivas quanto em retrospectivas. Inequivocamente, os filmes de Guzmán são o espelho dos últimos 40 anos de história do Chile e permitem uma análise crítica dos principais recursos narrativos de sua cinematografia autoral, posto que revelam seus processos criativos e a evolução artística autoral cujo impacto hoje é universal.


 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Grupo CDI – Comunicação e Marketing

Caroline Vaz: 3817-7946 / caroline.vaz@cdicom.com.br