DOE AGORA

PALESTRA COM IVO HERZOG E SÉRGIO GOMES COLÉGIO LEONARDO DA VINCI

PALESTRA COM IVO HERZOG E SÉRGIO GOMES COLÉGIO LEONARDO DA VINCI

palestra_com_ivo_herzog_e_sergio_gomes_1No dia 24 de novembro de 2009, tivemos a grande satisfação de receber em nosso colégio Ivo Herzog e Sérgio Gomes, ambos membros do Conselho Deliberativo do Instituto Herzog. Esse encontro foi resultado de um trabalho que realizamos na escola com os alunos do 9° ano do ensino fundamental, tendo como base a leitura do livro “Dossiê Herzog: prisão, tortura e morte no Brasil”, do jornalista Fernando Pacheco Jordão. Tivemos sala cheia, e uma conversa instigante do começo ao fim. Um trabalho em conjunto, que todos quiseram realizar, e todos fizeram acontecer de forma espontânea. Não preciso dizer mais nada além da imensa emoção de ver aqueles olhinhos brilhando após o trabalho realizado. Deixarei que os alunos digam.

Marcus Vinícius da Silva
Professor de Língua Portuguesa

“Não perdi meu tempo ontem, quando assisti à palestra. Sérgio me mostrou outro jeito de ver a política. Hoje nós jovens somos inativos, não sabemos o que está acontecendo e nem queremos saber sobre nossa política.

Sérgio queria mostrar que a morte de Vlado não foi em vão, e que a ditadura, as mortes, as torturas não devem ser esquecidas pelos brasileiros, para nunca mais acontecer.”

Isabela Comparoni

“Eu acho que foi bem importante essa palestra para nós alunos aprendermos melhor sobre a ditadura militar, e para, como disse Sérgio, não cometermos o mesmo erro que os militares cometeram com toda a população brasileira.”

Lucas Duran

palestra_com_ivo_herzog_e_sergio_gomes_2“Foi uma experiência muito marcante, principalmente pelo fato de saberemos que a História passa além dos cadernos, vimos a formação da História em carne e osso.”

Nicolas Rorato T. de LacerdaPereira

“Com a palestra, aprendemos que o assunto da ditadura militar abrange outros temas de diferentes épocas que até hoje acontecem em nossa sociedade.”

João Paulo Soubihe

palestra_com_ivo_herzog_e_sergio_gomes_3“A palestra foi muito importante para abrir os olhos de todos que hoje acreditam que a ditadura acabou, porém ainda existem sujeitos que dão continuidade a esse processo, cometendo atos bárbaros.”

Matheus Pesce Vendramin

“Essa palestra sobre o caso de Herzog me fez entender que aquela situação da ditadura foi muito cruel, mas essa situação ainda existe, com atitudes individualistas, e nós só iremos mudar essa situação se cada pessoa mudar, se a consciência humana, em geral, mudar.”

Fernando Martins da Silva Filho

“Ontem, durante a palestra de Ivo Herzog e Sérgio Gomes, nos foram apresentados valores e muitas propostas de como melhorar as nossas vidas ajudando ao próximo. Ainda tivemos a oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o que foi a prisão, tortura e morte no Brasil durante a ditadura.”

Isabela Sartori

“Durante a palestra, além de aprender sobre a ditadura, aprendemos a ser pessoas melhores, menos individualistas, pensando mais em nossos direitos ou deveres como cidadãos.”

Fernanda Sá Bohn

“Palestra de Ivo Herzog e Sérgio Gomes… Mais que uma conversa, uma abertura dos olhos. Para muitos, algo insignificante, para poucos, infelizmente, uma oportunidade que só tivemos por causa do trabalho conjunto de pessoas que acreditam em mudanças. Pessoas que creem na contínua melhora. Enfim, algo importante que levaremos pela vida toda. Perda de tempo? Nunca!”

Vitor Dutra

palestra_com_ivo_herzog_e_sergio_gomes_4“A partir do momento em que se iniciou o projeto da palestra, eu me emocionei muito, pois sabia que essa era uma oportunidade de aprender, mas não esperava um evento tão maravilhoso.

Foi ontem que eu realmente percebi a importância do Instituto, pois ele não vive do passado, ele o usa para fazer um futuro melhor.”

Fernanda Favaro

“Definitivamente não foi uma perda de tempo. Temos que aprender com o passado e superá-lo para que não ocorra mais, devemos deixar os preconceitos de lado e enfrentar experiências novas, como esta.”

Alana Ometto

“A palestra não foi um desperdício de tempo. Para falar a verdade, foi extremamente interessante. Ela mudou o jeito que eu via a sociedade e nossa posição nela. Agradeço muito ao Sérgio Gomes e a Ivo Herzog, que foram os palestrantes. Foi a primeira palestra em que me interessei e prestei muita atenção”

Maria Taemi Franco Hayashi

“Essa palestra foi para mim uma experiência muito importante porque, mesmo estudando sobre a ditadura, ter a chance de ouvir pessoalmente o depoimento de pessoas que viveram essa época terrível é totalmente diferente. O sentimento, a lição que nós tivemos foi tudo muito importante, e foi uma honra para mim ser mais um para que isso não passe em branco em nossas vidas.”

Antonio Carlos S. de M. e Sedeh Filho

“O tempo que passei ontem com o Ivo e com o Sérgio, para mim, serviu para abrir minha cabeça, a conversa que tivemos foi muito importante para mim, e com certeza para todos os que lá estavam e ouviram aquilo que eles tinham para dizer.”

Luca Dodi Cabianca

palestra_com_ivo_herzog_e_sergio_gomes_5“Foi uma experiência única que abriu várias portas do que tinha acontecido na época da perseguição.

Achei incrível quando o ‘Sérgião’ falou que, quando foi pego pelos militares, ele teve a sensação mais pacífica, mais calma, de sua vida. É de extrema inteligência a interpretação que ele deu àquele momento.”

Marcos Vinicius Comparoni

“Pensava que seria apenas para adquirir mais informações, mas foi bem mais que isso, foi uma grande discussão sobre ética e ideias. Após a palestra, meu ponto de vista sobre vários assuntos mudou.”

Pedro Henrique Eduardo Pinto

“A palestra de ontem foi muito importante para maior conscientização dos alunos do colégio Leonardo da Vinci sobre o ‘caso Herzog’. O mais interessante é que o assunto abordado vai além da ditadura, são coisas que devemos levar para a vida, e que mudou o pensamento de muitas pessoas.”

Túlio Bassoli

“A reunião do dia 24 de novembro foi muito instrutiva, pois descreveu aos jovens de hoje em dia como era o Brasil na ditadura, com prisões de jornalistas, políticos, e a tortura deles. Isso com certeza mudará o pensamento e as atitudes de todos ali presentes.”

Tiago de Oliveira G. Gonçalves

palestra_com_ivo_herzog_e_sergio_gomes_6“Graças à palestra de ontem, esclareci várias dúvidas que tinha, e tive o prazer de conhecer o próprio filho de Vlado. Entendi como foi para o Sérgio a experiência que ele teve de ir para a prisão. Espero que o Instituto Herzog continue fazendo estas palestras, e tenho certeza de que ele terá muito sucesso.”

Felipe Curtolo Abrahão