03/03/2013

Ivo Herzog levará à CBF petição contra José Maria Marin (2013)

Compartilhar:

Na próxima segunda-feira, 1º de Abril, às 15h, Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, assassinado durante o Regime Militar, levará à sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a petição “Fora Marin!”. O documento cobra a saída de José Maria Marin da presidência da entidade em função de sua ligação com a ditadura militar brasileira. Quase 54 mil pessoas assinaram em apoio ao movimento. Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog, pretende ainda enviar cópias da petição à direção dos 20 principais clubes que participam de campeonatos nacionais e a todas as federações estaduais de futebol.

A petição será entregue no aniversário do Golpe Militar, que instaurou o regime militar no Brasil, em 1964. Entre algumas das figuras públicas que assinaram o documento estão Chico Buarque de Hollanda e Fernando Gabeira. Vladimir Herzog foi assassinado em 1975, quando estava detido nas dependências do Departamento de Operações e Informações (DOI), controlado pelo Exército, em São Paulo. No texto em que justifica a petição, Ivo afirma que Marin ajudou a dar sustentação política à ditadura.

José Maria Marin era deputado estadual filiado à antiga Arena, partido que garantia fachada legal e sustentação política ao regime na época do assassinato de Vlado. Em de outubro de 1975, Marin pediu providências às autoridades em relação à atuação de supostos militantes de esquerda na TV Cultura. No dia 25 do mesmo mês, Herzog, que era diretor de telejornalismo da emissora, foi preso e assassinado.

De acordo com Ivo, por causa dessa ligação com o autoritarismo, o presidente da CBF não tem condições de permanecer no cargo. “Ter Marin à frente da CBF agora é como se a Alemanha tivesse permitido um membro do antigo partido nazista ter organizado a Copa de 2006”, afirma. O problema é agravado pelo fato de o Brasil estar às vésperas da Copa do Mundo.

Em circulação desde 19 de fevereiro, a petição está no site Avaaz, considerado “uma plataforma online que dá às pessoas ao redor do mundo o poder de iniciar e ganhar campanhas em nível local, nacional e internacional”. O movimento ganhou força nos últimos vinte dias, após José Maria Marin utilizar o site da CBF para se defender das acusações feitas contra ele.

A petição “Fora Marin!” está disponível no site:  http://www.avaaz.org/po/petition/Jose_Maria_Marin_Fora_da_CPF/.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo