DOE AGORA

IVH reúne entidades de proteção aos jornalistas para debater novas formas de atuação

IVH reúne entidades de proteção aos jornalistas para debater novas formas de atuação

Abraji, Artigo 19, Instituto Palavra Aberta e Ministério Público Federal estiveram presentes em encontro promovido pelo IVH para pensar em formas de se somar à luta pela defesa dos jornalistas.

O Instituto Vladimir Herzog promoveu um encontro entre diversas entidades que atuam no combate à violência contra jornalistas e comunicadores em todo o Brasil. A intenção do IVH é revitalizar a frente de atuação “Vlado Proteção aos Jornalistas” e encontrar novas formas de se somar a essa luta.

Estiveram presentes a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Artigo 19, o Instituto Palavra Aberta e o Ministério Público Federal, além de conselheiros e membros da equipe do IVH.

Durante o encontro, as entidades relataram as principais adversidades com que se deparam na sua atuação cotidiana, como, por exemplo, a dificuldade de se obter informações nas pequenas cidades espalhadas pelo país.

Apesar disso, as entidades revelaram que, apesar das dificuldades encontradas, o número de materiais sobre o assunto e, consequentemente, a pressão sobre autoridades para que se tomem providências tem crescido.

O IVH também resgatou seu histórico nesse campo, ao lembrar que, em 2012, promoveu um seminário internacional sobre liberdade de imprensa e violência contra jornalistas que contou com a presença de diversos nomes importantes do Brasil e do mundo, mas, ainda assim, não despertou grande interesse do público em geral.

No próximo dia 28 de setembro, às 10h, novamente na sede do IVH, em São Paulo, as entidades voltam a se reunir, desta vez para discutir encaminhamentos práticos da discussão. Todas as entidades que se identificam com o tema estão convidadas a participar.