DOE AGORA

Fechamento de 2010

O Instituto Vladimir Herzog fecha 2010 com muitos projetos em andamento.

Tivemos a conclusão do primeiro prêmio para Jovens Jornalistas que foi um grande sucesso. A segunda edição (2010/2011) teve 3 vezes mais inscritos que a primeira. E as matérias realizadas tiveram grande repercussão na imprensa.

Um ponto alto deste ano foi a publicação da edição fac-símile do jorna Ex-. Este projeto acabou sendo a semente de um outro projeto muito maior e desafiador: Resistir é Preciso – o projeto que vai contar a história da imprensa que resistiu à ditadura no período de 1964 à 1979. Iremos produzir documentários para a televisão, livros, material de pesquisa, montar um portal na internet com vasto material em imagens, vídeo e áudio. Tudo isso a partir da recuperação (pela digitalização e microfilmagem) dos jornais de banca, da clandestinidade e que eram editados no exterior pelos nossos exilados políticos. Agora em janeiro começaremos a filmar uma série de 50 depoimentos daqueles que fizeram este capítulo da nossa história.

Estivemos em universidades falando de jornalismo e liberdade. Estamos ampliando este programa de aproximação com os jovens. Planejamos ter o primeiro curso de extensão universitária em jornalismo investigativo já no primeiro semestre de 2011.

instituto_vladimir_herzog_fechamento_2010O Prêmio Vladimir Herzog vem se fortalecendo. Pela primeira vez tivemos um concurso para a escolha do cartaz para sua divulgação. Tivemos o apoio de grande empresas que nos permitiram dar um suporte maior para os jurados e profissionalizar a cerimônia de premiação. Mais novidades já estão desenhadas para a sua 33a edição.

Celebramos o primeiro ano do Instituto com um concerto inesquecível na Sala São Paulo. Maestro João Carlos Martins, Fafá de Belém e Bateria da Escola de Samba Vai-vai trouxeram a união e alegria do clássico com a nossa mais pura música brasileira. A Sala lotou.

2011 está chegando. Muitos novos desafios para todos nós. Um governo novo após oito anos. Temos certeza que será um ano de muitas realizações.

Feliz 2011 !!!