DOE AGORA

InstitutoVladimirHerzog_VladoEducacao2

Entre 2012 e 2013 além do Prêmio Jovem Jornalista que foi incorporado à área educacional, o Vlado Educação, com apenas dois integrantes e colaboradores voluntários, elaborou alguns projetos, divulgou e fechou parcerias importantes para a sua execução e implementação. A grande receptividade de nossos projetos por parte da comunidade educacional e das instituições educativas tanto públicas como privadas, só vem reforçar a nossa convicção da demanda de trabalho e reflexão na área da Educação em Direitos Humanos, que vão além das discussões teóricas.

 

vladoeducacao_portalmemoriasdaditaduraPortal Memórias da Ditadura: é um portal aberto e interativo na web, voltado prioritariamente para jovens e para o público que pouco conhece sobre o tema, reunindo materiais que possibilitam uma visão abrangente da História do período, na perspectiva social, política, cultural e de grande produção artística. Os conteúdos serão produzidos em linguagem acessível e instigante com links para muitos materiais já produzidos e Este portal inclui apoio aos educadores com sugestões de atividades a serem realizadas a partir do material disponibilizado.

 

vladoeducacao_encartedoprofessorApoio para Educadores – Os Cartazes desta História: publicação que acompanha o livro de mesmo nome, publicado pelo Instituto, para orientar educadores no trabalho pedagógico em História do Brasil e Arte, analisando e produzindo cartazes com o tema dos Direitos Humanos. Esta sendo implementado em várias escolas públicas e privadas, entre as quais vale ressaltar a adesão das escolas de Ensino Médio na Regional Centro-Sul da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Este projeto inclui não apenas a distribuição para as escolas de livros Os Cartazes desta História e o encarte para Apoio ao Educador, mas também oficinas de formação para os educadores.

[print_gllr id=3582 display=short]

50 anos: do golpe à verdade: A elaboração do livro 50 anos: do golpe à verdade, de autoria do Mário Sérgio Morais, que é mais um material voltado para alunos do Ensino Médio e Superior abordando os anos da ditadura civil-militar no Brasil, o processo de redemocratização até os dias de hoje com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. Sua espinha central é a construção dos Direitos Humanos nos últimos 50 anos. É uma narrativa repleta de histórias representativas dos diferentes momentos deste período, focando a sociedade civil como grande protagonista da História com ênfase nos movimentos sociais e, particularmente, nos de resistência. O “clima” integra a produção cultural e artística e comportamento no Brasil, importantes para compreender os aspectos políticos.

Escolas Vladimir Herzog – o acompanhamento das duas escolas públicas Vladimir Herzog, uma estadual e outra municipal, apoiando o desenvolvimento de ações que estejam relacionadas aos temas do Instituto Vladimir Herzog.

Ciclo Memória e Verdade

O Ciclo foi uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog e da Fundação Carlos Chagas, foi realizado em Heliópolis, São Paulo, no Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis envolvendo educadores da região.

O Ciclo teve início com projeção do filme Vlado, 30 Anos e sua continuidade contou com uma rodada de palestras com personalidades que vivenciaram o período de ditadura no Brasil. Os participantes receberam o livro “As Capas desta História”, que traz à tona fatos e reflexões sobre o período da ditadura no País.

Palestras:

João Batista de Andrade (cineasta) – Diretor do filme Vlado, 30 Anos Depois

Professor Mario Sérgio de Moraes (Doutor em História Social) – Contextualização do período da ditadura;

Sérgio Gomes (jornalista) – A imprensa durante a ditatura

Fátima Pacheco Jordão (socióloga) – A contribuição feminina no período da ditatura

Dr. Marco Antonio Rodrigues Barbosa (advogado) – Direitos Humanos

Paulo Vannuchi – (Ex Ministro de Direitos Humanos) – Direitos Humanos e Comissão da Verdade

Respeitar é Preciso: é um projeto que visa a implementação de uma cultura de Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, focando a experiência no convívio escolar. As atividades do projeto incluem a produção de materiais orientadores para as escolas e ações de formação para toda equipe escolar.

Jornalismo na Escola – um projeto interdisciplinar a ser desenvolvido nas escolas da Educação Básica, no qual, no primeiro ano de implementação os alunos atuam como jornalistas produzindo matérias para o jornal da escola, seja impresso ou virtual, programas de rádio e TV. Este projeto está sendo discutido com algumas instituições para sua implementação.

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing