21/09/2016

“Respeitar é Preciso!” será implantado em toda a rede municipal de ensino de São Paulo

Compartilhar:

Em Agosto último foi renovada a parceria entre o Instituto Vladimir Herzog e a Prefeitura de São Paulo, mediante convênio assinado com a Secretaria Municipal de Educação, a fim de implantar o projeto Respeitar é Preciso! em todas as 1.500 escolas da rede municipal de ensino, para difundir a cultura de Educação em Direitos Humanos (EDH), visando à adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade, com o propósito de eliminar todo tipo de violência na convivência escolar.

Para enfrentar este grande desafio, a equipe do Vlado Educação desenhou estratégias que incluem, além da formação presencial dos educadores, um portal do Respeitar é Preciso!, não só com áreas voltadas para disseminar subsídios, como textos e vídeos, mas também fóruns com especialistas, trocas de experiências e contato mais direto com as escolas. Estão previstos também eventos integradores, como seminários para ampliar a discussão entre os educadores da rede e toda a comunidade educacional.

Já foram iniciadas as primeiras apresentações e atividades de formação para os integrantes do programa Paz nas Escolas, equipes das Diretorias Regionais de Ensino e membros das Comissões de Mediação de Conflitos da Prefeitura paulistana.

Terceiro ano

Fruto de um convênio que vigorou entre 2014 e 2015 entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e o Instituto Vladimir Herzog, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto Respeitar é Preciso! foi implantado em 21 escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social da rede municipal de ensino.

Os materiais utilizados foram desenvolvidos pelo IVH a partir de pesquisa exploratória para levantamento das questões reais de discriminação e diferentes tipos de violência que afligem o convívio nas escolas. Diversas ações foram realizadas com os educadores, garantindo também um processo participativo de elaboração das orientações para a Educação em Direitos Humanos.

Livro de Orientações Gerais
Livro de Orientações Gerais
Democracia na Escola
Democracia na Escola
Igualdade e Discriminação
Igualdade e Discriminação
Respeito e Humilhação
Respeito e Humilhação
Sujeitos de Direito
Sujeitos de Direito

Nessa primeira fase a implementação atingiu aproximadamente 1.500 educadores e 13.000 estudantes de quatro Centros de Educação Infantil (CEIs); cinco Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e onze Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

O projeto – que recebeu em Dezembro de 2015 menção honrosa do Prêmio de Direitos Humanos da Presidência da República – conta com reconhecimento de especialistas renomados na área de Educação em Direitos Humanos por se adequar às atuais diretrizes oficiais e pelo seu caráter inovador.

Confira a trajetória do projeto:

Julho de 2014  – Vlado Educação implanta “Respeitar é Preciso!”

Agosto de 2014 –  Projeto Respeitar é Preciso!

Novembro de 2014 – Projeto “Respeitar é Preciso…” do Instituto Vladimir Herzog chega ao Módulo de Gestores

Fevereiro de 2015 – “Respeitar é Preciso!“ apresenta cadernos de direitos humanos às escolas da rede pública

Março de 2015 – “Respeitar é Preciso!” conclui elaboração de material pedagógico para escolas de São Paulo

Abril de 2015 – Material pedagógico do “Respeitar é Preciso!” é lançado em São Paulo

Maio de 2015 – Escola Vladimir Herzog passa a adotar o projeto “Respeitar é Preciso!”

Agosto de 2015 – “Respeitar é Preciso!” promove encontro de mobilizadores

Fevereiro de 2016 – “Respeitar é Preciso!” alcança 13 mil alunos e é distinguido em prêmio nacional de direitos humanos

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo