Criado em 2009 para celebrar a vida de Vladimir Herzog, o IVH baseia sua visão e sua missão na trajetória do jornalista – morto pela ditadura que dominou o Brasil entre 1964 e 1985.
A carreira jornalística de Vlado o levou a alguns dos mais importantes órgãos da imprensa brasileira e internacional, como o jornal O Estado de S. Paulo, a TV Excelsior, a BBC de Londres e a revista Visão. Em 25 de outubro de 1975, quando era diretor de jornalismo da TV Cultura, foi torturado até a morte após se apresentar voluntariamente para responder a um interrogatório. Em 31 de outubro, com a imprensa censurada, uma multidão de mais de 8 mil pessoas se reuniu na Catedral da Sé de São Paulo para um culto ecumênico pela alma de Vladimir Herzog, soltando, dessa forma, um corajoso brado de solidariedade, dor e revolta que se espalhou pelo país.
Em 1978, em consequência de um processo aberto pela família Herzog, o Estado brasileiro foi condenado por sentença judicial como responsável pela prisão, tortura e morte do jornalista, reparando a falsa versão de suicídio. Nesse mesmo ano, a família Herzog, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e outras organizações criaram o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que se tornou importante referência no país, sendo entregue anualmente aos autores das melhores reportagens sobre os dois temas. Mais de 500 jornalistas já foram distinguidos.
Em junho de 2009, a família e um grupo de amigos e ex-colegas de Vlado decidiram criar o Instituto Vladimir Herzog, para conhecer e implementar ações que reforcem os valores da democracia. O Instituto, com sede em São Paulo, realiza atividades voltadas a diferentes áreas dos Direitos Humanos, preservando a história recente do Brasil com livros e documentários, ações culturais como concertos, peças de teatro e projetos educacionais na forma de palestras, cursos e prêmios. O Instituto se divide em 5 áreas de ação, que realizam projetos específicos para poder atender todos os projetos:
Siga nossa trajetória e veja cada projeto e cada conquista em nossa linha do tempo:
- Fundação do Instituto Vladimir Herzog em 25 de junho de 2009. - Lançamento do 1º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. - Início da participação do Instituto no 31º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
- 2º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. - Lançamento do Projeto Fac-simile Jornal Ex- . - Encontro Musical pela Democracia, Educação e Felicidade. - Seminário Liberdade de Imprensa. - 32º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
- O Instituto Vladimir Herzog recebe a certificação de OSCIP. - O Instituto recebe o Prêmio Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (categoria Memória e Verdade). - Lançada a coletânea de DVDs Os Protagonistas desta História. - 3º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. - 33º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. - Lançamento do livro As Capas desta história.
- 34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. - Roda de Conversa: Vencedores do 34º Prêmio Vladimir Herzog. - 4º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. - Concerto Diário de Anne Frank - Concerto Resistência. - Curso com Patrício Gúzman. - Lançamento do livro Os Cartazes desta História. - Exposição Os Cartazes desta História. - Seminário Direito à Verdade e à Memória. - Ciclo Memória e Verdade - UNAS. - Início do Projeto Vlado Educação. - Memória Filmada: Mostra de Cinema, Memória e Transformação: - O Documentário Político na América Latina Ontem e Hoje.
- Doações de Livros: Os Cartazes desta História. - 35º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direito Humanos. - 2º Roda de conversa: Vencedores do 35º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog - 5º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. - Novo atestado de obito do Jornalista Vladimir Herzog. - Reinauguração da EMEF Vladimir Herzog. - Inauguração da Praça Vladimir Herzog. - Seminário Internacional sobre violência contra jornalista. - Início do Projeto Editora Instituto Vladimir Herzog. - Lançamento do Livro: A Constituição de 1988.. - Lançamento do Livro: O Cardeal da Resistência.. - Exposição Resistir é Preciso... - Homenagem ao Rabino Henry Sobel.
- Exposição Resistir é Preciso... - Recital - Ursula Oppens. - Releitura das peças teatrais - Ponto de Partida e Patética. - Documentário: Resistir é Preciso... - Prêmio Carrano de luta Antimaniconial e Direitos Humanos. - Prêmio "Franz de Castro Holzwarth" OAB SP. - Lançamento do livro: 50 anos Construindo a Democracia. - 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. - 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. - Projeto: Curso Respeitar é Preciso! - Curso de história política. - Doação de de livros para a Secretaria Municipal de Direitos Humanos. - Concerto "Mulheres... Um Canto de Resistência". - Lançamento do livro: A Declaração Universal dos Direitos Humanos.... - Portal "Memórias da Ditadura" pelo Vlado Educação. - Comissão da verdade Vladimir Herzog - Relatório oficial da Comissão Nacional da Verdade.
- Lançamento da versão escolar do livro "A Declaração Universal dos Direitos Humanos - 30 Artigos Ilustrados por 30 Artistas" - Lançamento do material didático do programa "Respeitar é Preciso!". - Doação de documentos da Família Herzog para o Centro de Documentação e Memória da Unesp. - Realização do 1º Seminário Internacional Cultura da Violência contra as Mulheres. - 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. - Painel Jovem Jornalista no 10º Congresso da Abraji. - Homenagem a Vladimir Herzog na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vladimir Herzog. - Concerto Homenagem a Vladimir Herzog. - 4º Roda de Conversa - Vencedores do 37º Prêmio Vladimir Herzog. - 37º Prêmio Jornalístico de Anistia e Direitos Humanos Vladimir Herzog. - Lançamento da exposição "Resistir é Preciso" no Google Cultural Institute. - Culto Interreligioso - Vladimir Herzog 40 anos: Resistir é Preciso, Lembrar é Preciso, Cantar é Preciso... - Livro - Um Pássaro sem Rumo: Uma Amazônia chamada Genézio. - Livro - Um menino chamado Vlado.
- Respeitar é Preciso! é distinguido em Prêmio Nacional de Direitos Humanos - CCSP estreia exposição Antonio Benetazzo, permanências do sensível - Caso Herzog é enviado para a Corte Interamericana de Direitos Humanos - Instituto Vladimir Herzog participa de audiência pública sobre violência policial - Vencedores do Prêmio Jovem Jornalista em painel no 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo - Respeitar é Preciso! firma convênio com Prefeitura de São Paulo para implantação em toda a rede municipal de ensino - Escultura Vlado Vitorioso é inaugurada na Praça Memorial Vladimir Herzog em São Paulo - 8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão - Pautas Vencedoras e Audição Pública - 38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos - 5ª Roda de Conversa - Vencedores 38º Prêmio Vladimir Herzog - Exposição Antonio Benetazzo, permanências do sensível chega à Cidade Tiradentes - Livro "Um menino chamado Vlado" é indicado entre os finalistas do Prêmio Jabuti - Minicurso sobre ditadura militar apoiado pelo IVH recebe prêmio de Educação em Direito à Memória e à Verdade - Lançamento da seção CNViva em nova versão do portal Memórias da Ditadura
- 2017
- Memórias da Ditadura promove evento "Identidades e resistência: a luta dos povos indígenas" - 9º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão - Pautas Vencedoras - 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos - 6ª Roda de Conversa - Vencedores 39º Prêmio Vladimir Herzog - Mostra de Cinema Paixão de Memória, workshop e lançamento de livro com Patricio Guzmán - IVH retoma os encontros do Vlado Proteção aos Jornalistas - Memórias da Ditadura realiza oficina sobre violência de Estado em parceria com a ANPUH - Respeitar é Preciso! realiza Ciclo de Palestras aos educadores da rede municipal de São Paulo - Rogério Sottili assume a direção executiva do Instituto Vladimir Herzog - Com apoio do IVH, aplicativo #SP64 é lançado oficialmente na Praça Vladimir Herzog - Familiares e amigos celebram os 80 anos de Vladimir Herzog e os oito anos de IVH - Praça Vladimir Herzog recebe comemoração em homenagem aos 80 anos de Vlado - Corte Interamericana de Direitos Humanos analisa o Caso Herzog - Lançamento do livro "Um menino chamado Vlado", na Unibes Cultural
[accordions class=””]
Prêmios conquistados
Prêmio Direitos Humanos – categoria “Direito à Memória e à Verdade”
Em apenas dois anos de existência (2011), o trabalho desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog é reconhecido pela mais alta cúpula do Governo Federal. A entidade foi vencedora, na categoria Verdade e Memória, da 17ª edição do Prêmio de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
“Este prêmio na verdade é uma homenagem a meu pai, Vladimir Herzog e a todas as outras pessoas que foram assassinadas, torturadas e vitimadas de várias formas pela ditadura. E é também um grande incentivo da Presidência da República para que a nossa e outras entidades continuemos a ajudar a recuperar a história recente do País – agora com o importante reforço da Comissão da Verdade e da Lei do Direito à Informação – e a fazer com que as novas gerações conheçam os males de uma ditadura e impeçam que isso volte a acontecer no nosso País”, afirmou Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog.
Prêmio “Franz de Castro Holzwarth” de Direitos Humanos da OAB São Paulo
Em 3 de junho de 2014 o Instituto Vladimir Herzog recebeu o Prêmio “Franz de Castro Holzwarth” de Direitos Humanos da OAB São Paulo, durante cerimônia realizada no prédio-sede da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, na Praça da Sé, no Centro da cidade.
Este prêmio contempla entidades e pessoas que contribuem ativamente pela defesa dos Direitos Humanos no país, tendo como proposta incentivar a luta pela justiça social e pelo respeito aos direitos básicos do cidadão. O nome da premiação é uma homenagem ao advogado Franz de Castro Holzwarth, assassinado em 1981 durante luta em defesa dos direitos dos presos de Jacareí (SP).
A OAB-SP já entregou este prêmio, que está na 30ª edição, a muitas personalidades que atuaram em prol dos Direitos Humanos, como Ulysses Guimarães, Caco Barcelos, Herbert de Souza (Betinho), Vicente Paulo da Silva (Vicentinho), Dom Paulo Evaristo Arns, Henry Sobel e padre Júlio Lancellotti, além de instituições renomadas, como a APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos
O Instituto Vladimir Herzog recebeu homenagem durante a entrega do VI Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos, realizada em 14 de maio de 2014, no auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A premiação integrou a semana do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.
Anualmente, o coletivo Gato Seco – Nos telhados da Loucura homenageia 13 pessoas e instituições que, com sua arte e atitude, contribuem denunciando e atuando para manifestar indignação contra violações dos Direitos Humanos, especialmente no que se refere às pessoas nas condições de sofrimento mental.
O Prêmio recebe o nome de Austregésilo Carrano Bueno, dramaturgo e escritor que se empenhou durante toda a vida pelo fim dos manicômios no Brasil. Criado em 2009, o Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos tem como objetivo dar continuidade à luta de Carrano por uma mudança nas condições de tratamento de pessoas em sofrimento mental e a Lei da reforma Psiquiátrica no Brasil, da qual Carrano foi um dos maiores defensores e crítico.
POP – Prêmio Opinião Pública
O Prêmio Nacional de Relações Públicas foi criado pelo Conrerp 2ª Região – SP/PR em 1979, tendo sua primeira edição oficial no ano de 1980, então denominado “Prêmio Opinião Pública” – daí sua sigla “POP”, como é carinhosamente conhecido até hoje. Nestes 30 anos de premiações, o POP contemplou cerca de 270 cases em diversas categorias. Em 2012 o IVH levou o prêmio na categoria Relações Públicas nas Organizações de Terceiro Setor com o case “Os 75 anos de Nascimento do Jornalista Vladimir Herzog”no POP em 2012.

Certificado de Premiação POP 2012 – Relações Públicas nas Organizações de Terceiro Setor
[accordions class=””]
Conselho
Presidente Clarice Herzog
Conselho Deliberativo
Antônio Prado (Paeco)
Dácio Nitriní
Eugênio Bucci
Fábio Magalhães
Fátima Pacheco Jordão
Guilherme Alpendre
Hélio Mattar
Ivo Herzog
João Batista de Andrade
Marco Antônio R. Barbosa
Miriam Leitão
Natalia Viana
Paulo Markun
Raul Cruz Lima
Sérgio Gomes
Conselho Consultivo
André Herzog
Audálio Dantas
Caco Barcellos
Célia Cristina Whitaker
Elifas Andreato
Decio Paes Manso
Fernando Pacheco Jordão
Flavia Schiling
Gíancarlo Summa
Gunnar Carioba
Hélio Bicudo
José Gregori
José Hamilton Ribeiro
Luiz Weis
Márcio Moraes
Marco Antônio Rocha
Marco Antônio Coelho Filho
Marcos Aranha
Margarida Genevois
Mário Sergio de Moraes
Martinho Lutero Galati
Nemércio Nogueira
Oswaldo Luiz “Colibri” Vita
Paulo Vannuchi
Ricardo Carvalho
Ricardo Kotscho
Ricardo Ribenboim
Samuel Figueiredo
Zilah Abramo
Zuenir Ventura
Entidades Integrantes da Comissão do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e de Direitos Humanos
[one_third_last class=””]
Conselho Fiscal
Luiz Claudio Nascimento
Fernando Freitas
Diretoria Executiva
Ivo Herzog
Nemércio Nogueira
Diretora de Projetos Educacionais
Ana Rosa Abreu
Coordenadora de Projetos Educacionais
Neide Nogueira
Curadora dos Prêmios
Ana Luisa Zaníboni Gomes
Diretor de Patrocínios
Ronaldo Bianchi
Equipe de Apoio
Gisele de Lima
Giuliano Galli
Tatiana Rocha
Julio Maia[/one_third_last]