Colegas Professores e Professoras
É com enorme satisfação que encaminho a divulgação oficial da 8ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Ela foi carinhosa e especialmente preparada para oferecer aos estudantes de jornalismo, pelo oitavo ano consecutivo, a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico completo (pauta e matéria). A atividade é orientada por um professor da instituição de ensino do estudante, um jornalista mentor definido pelos organizadores do Prêmio e custeada pelo Instituto Vladimir Herzog.
Neste ano, as propostas deverão abordar: “A epidemia do vírus zika no Brasil e as consequências diretas e indiretas no cotidiano da população, especialmente das mulheres”. A intenção é estimular a produção de pautas e reportagens sobre a importância de ações de planejamento familiar e proteção à maternidade e à infância, além de colaborar com a discussão sobre a autonomia reprodutiva das mulheres e a necessidade de políticas sociais para crianças com síndromes neurológicas associadas ao vírus zika.
As inscrições podem ser realizadas até 12 de junho de 2016 pelo site www.jovemjornalista.org.br e o processo permite cadastro individual ou em equipes de até três estudantes por pauta. Os projetos deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes e uma indicação para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou multimídia.
Uma banca julgadora selecionará dez projetos de pauta e os apresentará ao público no dia 25 de junho, durante o 11º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, em São Paulo. Os estudantes deverão desenvolver suas reportagens entre os meses de julho e outubro, sendo que a diplomação dos grupos vencedores será na tarde do dia 25 de outubro, no TUCARENA, em São Paulo, durante a 5º Roda de Conversa do 38º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Esta oitava edição do prêmio conta com a parceria estratégica da Anis – Instituto de Bioética e apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e OBORÉ.
Deixo aqui uma vez mais nosso agradecimento e um afetuoso abraço.
São Paulo, 25 de Maio de 2016
Ana Luisa Zaniboni Gomes
Curadora | 8º edição | 2016
Prêmio Jovem Jornalista | Instituto Vladimir Herzog
11 2894.6650 | 11 99184.8921
#ZikaVírusEmPauta #PrecisamosFalarSobreIsso