Usina de Valores

Compartilhar:

Queremos disseminar valores que promovam uma cultura de direitos humanos que sensibilize e engaje pessoas na construção de uma sociedade democrática, justa e não violenta.

O Usina de Valores nasce da urgência de se combater o discurso e as práticas de ódio crescentes no contexto brasileiro. Tem como princípios a desnaturalização da violência e a disseminação de valores que promovam uma cultura de Direitos Humanos.

Desde março de 2018, o foco principal do Usina de Valores tem sido criar uma rede de parceiros em diferentes territórios e, de forma coletiva, desenvolver atividades de formação que estimulem a interação entre grupos que não dialogam com frequência. O público alvo do projeto são pessoas e iniciativas com significativo potencial de disseminação como lideranças de favelas e evangélicas, de jovens, artistas e demais sujeitos com potencialidade de agir como formadores de opinião.

Foram mais de seis meses de planejamento antes da inciativa ganhar o mundo. Neste período, conversamos e criamos conexões com comunicadores, lideranças e formadores de opinião que atuam nas periferias de cada região, coletivos de mídia alternativa, núcleos religiosos progressistas, especialmente evangélicos, e integrantes de movimentos sociais. Essa preparação foi fundamental para estabelecer uma rede articulada e estratégica de influenciadores com potencial de amplificar o impacto do projeto em seus territórios.

O que move o Usina de Valores é a certeza de que a valorização dos diferentes tipos de coletividades é imprescindível para nos contrapormos aos retrocessos que vivemos hoje e às violências que marcam a história deste país.

Propomos uma disputa pela vida digna, pelo diálogo e pelas diferenças. A identidade do projeto tem cinco campos de valores: Dignidade Humana, Coexistir na Diferença, Escuta Ativa, Engajamento Político e Bem-viver.

As ferramentas que utilizamos para atingir nossos objetivos surgem da articulação entre estratégias de comunicação, metodologias de educação em direitos humanos e no poder do encontro para troca de conhecimento e experiências.

Nossas ações são desenvolvidas em uma parceria entre o Instituto Vladimir Herzog, articuladores e educadores locais, assim as atividades se concretizam em cada cidade de acordo com suas especificidades e demandas. Todas as ementas podem ser encontradas no site oficial do Usina de Valores, na página de cada cidade.

Além do ciclo de formação contínuo, desenvolvemos oficinas e eventos abordando teorias e práticas em diferentes áreas dos direitos humanos. No ambiente online, usamos o poder das redes sociais para a difundir narrativas que propiciem o debate de forma embasada e saudável.

“Este é um projeto ousado e de gente teimosa, que teima em transformar um mundo em um lugar melhor.”

Henrique Vieira

Queremos superar a escassez de escuta entre grupos com possibilidade de entendimento mútuo, combater as manifestações de ódio e munir agentes sociais com conhecimentos que irão encorajar e nutrir uma ampla cultura de direitos humanos no país. Nesse momento de profunda tensão, não há mais tempo para individualismos. É preciso somar aliadas e aliados para avançarmos na denúncia das violações de direitos humanos, assim como em sua defesa e promoção e, para isso, precisamos reciclar e disseminar nossos valores.

Dados do projeto

As pessoas que consomem o conteúdo do Usina de Valores são majoritariamente mulheres. Elas representam 67,9% das visitas contra 32,1% dos homens. Em se tratando de raça, mais de 80% são de pessoas negras ou pardas com maioria de jovens entre 18 e 40 anos de idade e aproximadamente 30% de evangélicos.

Desde de 2018, o projeto tem se consolidado como uma plataforma de impulsionamento e oportunidade para aqueles e aquelas que buscam um espaço de produção intelectual, artística e política.

Foto_Berro
Formação Territórios
Oficina de cartografia da formação do Usina de Valores no Complexo do Alemão.
Lançamento Jesus e os Direitos Humanos | Usina de Valores
Editorial
Lançamento do livro “Jesus e os Direitos Humanos” em igreja batista no Rio de Janeiro.
Usina-de-Valores-Entrevista
Usina de Valores Entrevista
Série de entrevistas sobre a perspectiva cristã evangélica e os direitos humanos.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo