Projeto do Instituto Vladimir Herzog oferece treinamento sobre direitos humanos nas empresas
14/03/2016

Projeto do Instituto Vladimir Herzog oferece treinamento sobre direitos humanos nas empresas

Compartilhar:

Iniciativa irá promover debates e oficinas aos funcionários, para incentivar boas práticas no ambiente corporativo.

O Instituto Vladimir Herzog oferece, a partir de abril, o projeto Direitos Humanos nas Empresas, a fim de possibilitar mudanças culturais no ambiente organizacional. O conteúdo é baseado nas diretrizes do documento da Organização das Nações Unidas (ONU) “Princípios de Orientação sobre Empresas e Direitos Humanos” e pode ser adaptado conforme as necessidades e características de cada organização.

“Um dos principais pilares do IVH consiste em multiplicar ações que respeitem os direitos das pessoas. Trabalhamos o tema em escolas, prêmios e ações culturais. O programa nas empresas e organizações vem complementar a atuação do Instituto e atender a mais um público, o corporativo. Afinal, os princípios de respeito ao próximo devem orientar as ações em todos os âmbitos da vida. Se dentro das empresas as relações e práticas levam em consideração os direitos humanos, há respeito mútuo, solidariedade, cooperação e dignidade no tratamento entre os funcionários e, consequentemente, um ambiente de qualidade para todos”, explica o diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, Nemércio Nogueira.

Antes de iniciar o programa, o Instituto aplica uma pesquisa qualitativa dentro da companhia para apurar os pontos que serão trabalhados. A partir de então, define as ações que serão aplicadas, como encontros para promover debates, reflexões, conhecimento e experiência, abordando assuntos voltados ao cuidado nas relações, deficiência física e questões de gênero e étnico-raciais.

O projeto também envolve um circuito de cinema seguido de debates, com filmes que falam sobre a vivência dos direitos humanos. Além disso, as oficinas de artes incentivam a produção de cartazes, murais e instalações. Para obter mais informações e aplicar o programa em sua empresa, entre em contato via [email protected]

Compartilhar:

Pular para o conteúdo