01/09/2015

IVH lança projeto de financiamento coletivo para HQ

Compartilhar:

Projeto prevê impressão e distribuição de história em quadrinhos criada e produzida na Itália e que traz a história de Vladimir Herzog e relações daquele período com manifestações populares recentes

No ano em que a morte do jornalista Vladimir Herzog completa 40 anos, o Instituto Vladimir Herzog, criado em 2009 para homenagear os valores e a história de vida de Vlado, está realizando uma série de atividades para relembrar essa data tão importante na História do país.

Um desses projetos é a tradução e impressão de uma história em quadrinhos totalmente realizada por artistas italianos, baseada na vida de Vlado. A HQ ainda traça paralelos dessa época com as manifestações que tomaram as ruas do Brasil tanto nas décadas de 1970 e 80, como durante a Copa do Mundo em 2014.

O Instituto tomou conhecimento da obra – criada e produzida na Itália – por meio do perfil, em uma rede social, de um dos autores. Após os primeiros contatos, os artistas liberaram a impressão do material.

Financiamento coletivo
O financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de recursos de múltiplas fontes para a realização de projetos que variam desde livros, CDs, filmes até viagens, reportagens e afins. Na maioria das vezes, as divulgações e doações para os projetos são feitas por meio de sites especializados – no caso do projeto do IVH, o site é o Catarse. Na página do projeto da história em quadrinhos no Catarse, qualquer pessoa pode realizar doações e ajudar a viabilizar o projeto. Prática comum nesse tipo de iniciativa são as recompensas – algum tipo de contrapartida que o idealizador do projeto oferece para os colaboradores, proporcionalmente ao valor da doação.

Para viabilizar o projeto, o IVH precisa arrecadar 30 mil reais. Desse valor, 34% serão destinados para a impressão, 10% para a tradução, 13% para a distribuição, 30% para taxas administrativas e os outros 13% correspondem ao valor cobrado pelo Catarse para abrigar a página do projeto.

Você pode contribuir com valores a partir de vinte reais e, além de receber as contrapartidas, que variam desde o nome na lista de agradecimentos até um exemplar de todos os lançamentos da Editora Instituto Vladimir Herzog, estará contribuindo para o IVH continuar lutando pela dignidade humana, pela liberdade de expressão e pela democracia. Saiba mais sobre o projeto e, a partir do dia 8 de setembro, participe com doações: www.catarse.me/vlado_hq

Compartilhar:

Pular para o conteúdo