31/07/2018

Ex-conselheiro do IVH, Hélio Bicudo morre aos 96 anos

Compartilhar:

Jurista, político e integrante da primeira formação do Conselho Consultivo do Instituto Vladimir Herzog, Hélio Bicudo morreu na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, em São Paulo.

Hélio tinha 96 anos e morreu em decorrência de vários problemas de saúde. Ele tinha sete filhos, sendo quatro homens e três mulheres. A mulher, Déa Bicudo, morreu em março deste ano.

Nascido em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, foi aluno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e integrou o Partido dos Trabalhadores (PT).

Ficou conhecido nos anos 70, quando era promotor, por condenar integrantes do Esquadrão da Morte – grupo de extermínio formado por policiais que agia em São Paulo. Em 2000, foi empossado presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com sede em Washington, nos Estados Unidos.

O Instituto Vladimir Herzog manifesta sua solidariedade aos familiares de Hélio Bicudo e agradece pela sua participação na fundação deste instituto e por suas contribuições enquanto defensor dos direitos humanos em nosso país.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo