DOE AGORA

CCBB Brasília – Resistir é Preciso

CCBB Brasília – Resistir é Preciso

A mostra da exposição Resistir é preciso… já foi vista por mais de 15 mil pessoas no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. O conjunto de obras e documentos históricos que relata a resistência da imprensa durante a ditadura permaneceu na capital federal até 22 de Setembro. A partir de 12 de Outubro, é a vez de São Paulo receber a exposição, depois segue para Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Durante toda a temporada a entrada é gratuita.

“Um dos nossos principais focos é mostrar para o público jovem – que não presenciou o período da ditadura (1964-1985)- os importantes documentos que relatam o que foi a comunicação alternativa no Brasil. Tivemos o cuidado de elaborar um conteúdo histórico sem ser opinativo. Todo o material está exposto de forma bem didática e já tivemos a visita de diversas escolas”, explica o curador geral da mostra, Fabio Magalhães.

A exposição traz vídeos com depoimentos de jornalistas, articulistas e comunicadores como Audálio Dantas, Fernando Pacheco Jordão, Ziraldo, entre outros, que falam sobre a criação de veículos alternativos como O Pasquim, Unidade e Em Tempo. Também estão expostos cartazes de protesto da coleção pessoal do curador adjunto da mostra, José Luiz Del Roio, bem como obras dos artistas plásticos Hélio Oiticica e Alex Flemming.

A exposição Resistir é Preciso é uma realização do Instituto Vladimir Herzog em parceria com o Ministério da Cultura, Banco do Brasil, BNDES e Correios. Também integram o projeto as publicações As Capas desta História, Os Cartazes desta História e Resistir é Preciso, que reúnem cartazes, jornais e depoimentos de profissionais que participaram dos meios de comunicação independentes do País durante o período ditatorial.

FICHA TÉCNICA

Concepção Geral: Instituto Vladimir Herzog
Curadoria Geral: Fabio Magalhães
Curadoria adjunta: Vladimir Sacchetta e José Luiz Del Roio
Produção Executiva: Ana Helena Curti – arte3 |assessoria produção e marketing cultural ltda
Projeto Expográfico: Pedro Mendes da Rocha – arte3 
Projeto Multimídia: Estúdio Preto e Branco
Comunicação Visual: Chico Homem de Melo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing