03/02/2015

Vlado Educação leva luta pelos direitos humanos para dentro das salas de aula

Compartilhar:

Área de atuação do Instituto Vladimir Herzog irá utilizar materiais de apoio ao educador  e ampliar as discussões sobre o tema nas escolas

Criado em 2012 para propor e disseminar orientações para escolas (Ensinos Básico e Superior) e outros espaços educativos promoverem a Educação em Direitos Humanos, o Vlado Educação obteve grande receptividade por parte da comunidade educacional. Em 2015, o projeto pretende diversificar suas atividades, além de dar continuidade aos projetos já em implantação: o programa Respeitar é Preciso! passará a ter atuação direta nas escolas por meio de formação e supervisão do uso de materiais orientadores que foram produzidos em 2014. Além disso, o conteúdo do portal Memórias da Ditadura, lançado no final de 2014, será atualizado e orientado para ser aproveitado dentro das salas de aula. Também está prevista a realização de uma pesquisa sobre a situação dos direitos humanos nas escolas.

Maria Benevides e Neide Nogueira
Maria Benevides e Neide Nogueira

Após diversas atividades promovidas para o desenvolvimento de materiais de orientação para educadores, o programa Respeitar é Preciso! terá, a partir de 2015, uma atuação direta nas escolas. Já no início do ano letivo, serão entregues cinco cadernos que contêm instruções para a promoção da educação em direitos humanos nas escolas que participam do projeto – convênio do Instituto Vladimir Herzog com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. “O material vai chegar nas escolas e nossa equipe de educadores vai até lá acompanhar e orientar todas as etapas do projeto. É uma parceria. Não podemos deixar a escola resolvendo o problema sozinha”, explica Ana Rosa Abreu, diretora de projetos educacionais do Instituto Vladimir Herzog.

 

Criado para ser uma referência na internet sobre a ditadura militar no Brasil, o portal Memórias da Ditadura também faz parte da atuação do Vlado Educação. Atendendo a uma demanda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que pretendia divulgar a história do Brasil entre 1964 e 1985 ao grande público, especialmente à população jovem, o site foi ao ar no final de 2014. Além de um conteúdo diversificado, o portal ganha destaque pelo espaço de apoio ao educador com orientações de como trabalhar esse conteúdo na sala de aula, além de sugestões de atividades didáticas e um mural para os professores divulgarem metodologias utilizadas para o aproveitamento do portal. “Nos livros didáticos, o assunto normalmente é tratado de uma maneira muito superficial, geralmente nas últimas páginas e a maioria dos jovens de hoje não conhece essa história”, diz Ana Rosa.

 

 

A defesa da liberdade de expressão também possui grande importância na estratégia do Vlado Educação. Por isso, essa área contribui para a formação de futuros jornalistas nas instituições de ensino superior e, para 2015, serão desenvolvidos projetos para o ensino básico, incentivando a discussão dos direitos humanos na atividade jornalística.

2014_12_05 Lançamento Portal Memorias Ditadura (134)
Ministra Ideli Salvatti e Ana Rosa Abreu

 

 

As instituições democráticas no Brasil também serão temas de atuação do Vlado Educação no próximo ano. O programa pretende criar materiais de subsídios sobre o tema, visando principalmente aos jovens, para que possam efetivamente compreender os mecanismos que regem a política nacional. “É preciso entender o que é uma Constituição, como ela rege o país, como as leis tramitam em um Estado democrático. Hoje em dia se discute muito a reforma política, mas pouca gente tem suficiente conhecimento do assunto, por isso poucos têm condição de se posicionar”, explica Ana Rosa.

O Vlado Educação  também pretende criar indicadores relacionados à situação dos direitos humanos dentro das escolas. “A escola reflete a violência que ocorre na sociedade, mas também gera violência e, para esse processo ser impedido, é preciso identificar as razões que levam a isso“, finaliza a diretora do Instituto.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo