09/03/2015

Vídeo registra o curso “A História Política do Brasil”

Compartilhar:

Encontros promovidos pelo IVH e pela empresa Pontua aconteceram ao longo de 2014 com diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo

Fruto de uma parceria do Instituto Vladimir Herzog com a Pontua, empresa de RH, consultoria e treinamento profissional, o curso “A História Política do Brasil” foi ministrado, ao longo do ano de 2014, para três turmas de diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (SINDPD), em três datas diferentes: maio, em Itu; agosto e setembro, em Atibaia.

O curso teve como propósito proporcionar uma imersão na História recente do Brasil, abrangendo os principais fatos históricos, personagens, atores, indicadores sociais e econômicos, papel dos sindicatos, legislação, produção cultural, entre outros aspectos que tiveram relevância e marcaram a vida do país nos últimos cinquenta anos.

As aulas foram ministradas pela professora Iara Gloria Areias Prado, com exposições dialogadas e grupos de trabalho, incentivando o conhecimento, a discussão e a reflexão sobre o papel dos direitos humanos e sua importância no enfrentamento dos problemas vividos pelo país no período da ditadura e no processo de reconstrução da democracia.

Iara Prado é licenciada em História pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação na área de História Social. Consultora do IVH, foi dirigente do Ministério da Educação e participou da criação da Comissão Nacional da Verdade. Foi militante dos movimentos de resistência à ditadura e, atuando no setor público, dedicou muitos anos ao desenvolvimento de políticas para a promoção da cidadania e para o avanço da democracia no Brasil.

Confira aqui o vídeo que mostra como foi o encontro promovido pelo IVH e pela Pontua com os diretores do SINDPD:

Compartilhar:

Pular para o conteúdo