DOE AGORA

Usina de Valores realiza suas primeiras atividades de formação

Usina de Valores realiza suas primeiras atividades de formação

Encontros iniciais do novo projeto do IVH aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

O projeto Usina de Valores, lançado pelo IVH para disseminar e disputar valores que promovam uma cultura de direitos humanos capaz de sensibilizar e engajar pessoas na construção de uma sociedade democrática, justa e não violenta, realizou suas primeiras atividades de formação.

Em São Paulo, no dia 14 de abril, no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo, localizado na Zona Sul da cidade, aconteceu a primeira atividade do projeto. Os participantes buscaram responder à pergunta “Quais valores nos movem?” e as trocas de ideias produziram relatos pessoais e discussões sobre o momento social atual.

Além da construção e do compartilhamento de experiências, o grupo refletiu sobre a disseminação de valores pautados em direitos humanos. A jornalista Gisele Brito foi uma das convidadas e relacionou a disputa de valores à ideia de territorialidade no espaço urbano.

Já no dia 26 de abril, o Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAPO) recebeu o primeiro debate do projeto no Rio de Janeiro. A discussão “Cultura de direitos humanos vs. discursos de ódio” pautou o diálogo entre as dezenas de pessoas no evento.

A partir de um ambiente acolhedor e intimista, experiências pessoais e discussões estruturais deram o tom da conversa. Os participantes refletiram sobre questões religiosas e familiares, e como esses ambientes são norteadores dos valores sociais e das decisões políticas.

No dia 28 de abril foi a vez de Recife abrir suas atividades relacionadas ao Usina de Valores. Dezenas de pessoas, entre estudantes, integrantes de movimentos sociais e igrejas evangélicas refletiram sobre os valores que fundamentam nossos direitos.

As trocas de ideias e percepções entre os diversos grupos abriram um leque amplo de debates. Questões ligadas a gênero, desigualdades históricas, evangélicos e preconceitos, dignidade e engajamento no dia a dia deram o tom da primeira formação na capital pernambucana.

Para saber mais sobre o projeto Usina de Valores, inclusive as datas das próximas atividades, acesse: usinadevalores.org.br