11/08/2015

Seminário Internacional de Direitos Humanos debate violência contra a mulher

Compartilhar:

Com informações do Diário de Pernambuco

Começa nesta segunda-feira o Seminário Internacional de Direitos Humanos. Aberto ao público, o encontro acontece até quarta-feira, no auditório da Faculdade dos Guararapes (FG), em Piedade. Com o tema “Perspectivas do Direito: Desafios transfronteiriços do local ao global”, o evento é voltado para o meio jurídico, profissionais do terceiro setor, educação e estudantes em geral.

Entre os palestrantes convidados, Maria João Guia, da Universidade de Coimbra, Veronique Durand, antropóloga e doutorado na Universidade Sourbone e Rachel Aicher, vice-cônsul no Consulado Geral dos EUA no Recife. Em pauta, temas como a violência contra a mulher, educação e direitos humanos.

O evento é realizado pela FG em parceria com o Instituto Maria da Penha, Universidade de Coimbra, Consulado Geral dos Estados Unidos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Jaboatão dos Guararapes-Moreno e Defensores dos Direitos à Cidadania. Para tratar o assunto, foram convidados diversos palestrantes, entre eles três são internacionais. Mais informações pelo telefone: (81) 3461.5555.

Confira a programação:

Segunda, dia 10, 18h30
-“Violência contra a mulher no Brasil: Por que Feminicídio?”
Veronique Durand, antropóloga doutorado na Universidade Sourbone, Paris, e professora visitante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
-“Os nove anos da Lei Maria da Penha: uma breve análise”
Maria da Penha, presidente do instituto que leva o nome dela e que inspirou a lei que combate à violência contra a mulher.

Terça, dia 11, 18h30
-“Direitos Humanos: Justiça e Criminologia na União Europeia”
Maria João Guia, doutora em Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI e investigadora associada do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Quarta, dia 12, 18h30
-“Direitos das Mulheres durante a Administração de Presidente Obama: Avanços e Desafios”.
Rachel Aicher, diplomata dos Estados Unidos e vice-cônsul no Consulado Geral dos EUA no Recife. É formada em Estudos do Oriente Médio pela Universidade de Harvard e tem mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford.
-”Direitos Humanos e Democracia na Educação”
André Regis, que é doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PhD em Ciência Política da New School for Social Research, diretor de direito da Faculdade dos Guararapes e também vereador do Recife.

Curso de Extensão
A programação do seminário internacional envolve ainda um curso de extensão, que será realizado de terça a quinta-feira, sobre Direito e Justiça na União Europeia. O curso acontece das 14h às 17h e será ministrado pela doutora em Direito e investigadora associada do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Maria João Guia, com certificados para estudantes.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo