DOE AGORA

Projetos vencedores do Prêmio Jovem Jornalista são tema de painel no 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Projetos vencedores do Prêmio Jovem Jornalista são tema de painel no 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Considerado o melhor trabalho produzido na sétima edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, em 2015, o documentário de tv O caso do Jornal Já – instrumento de censura, dano moral oferece risco de extinção a pequenas publicações, de Joyce Heurich, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (São Leopoldo/RS), será apresentado no próximo sábado, dia 25 de junho, das 14h às 15h30, na Faculdade Anhembi – Morumbi, em São Paulo, durante o 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Após a projeção, a proposta é reunir a equipe e os estudantes que ali estiverem para refletir sobre o processo de produção da reportagem, que teve a orientação da professora Luciana Kraemer e a participação da jornalista Bianca Vasconcellos (TV Brasil / EBC), que atuou como mentora do qrupo vencedor. A condução dos trabalhos será da jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ e curadora do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, em 2009, com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem.

Para enfrentar o desafio de definir, produzir e publicar um material jornalístico completo, os jovens universitários são estimulados a entrar em contato com temas da atualidade e de interesse público, como é o caso do zika vírus, tema deste ano. Importante destacar que tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e acompanhados por um jornalista mentor especialmente designado pela organização do Prêmio.

Após a sessão, serão divulgadas, em primeira mão, as dez propostas de pautas vencedoras da edição 2016 do Prêmio Jovem Jornalista.

Inscrições:

( Interessadas(os) em participar da Mesa – Prêmio Jovem Jornalista, não precisam realizar inscrições, esta mesa possui acesso livre)

congresso_abraji

Saiba Mais
Painel: Prêmio Jovem Jornalista
Estudantes de jornalismo vencedores do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, oferecido pelo Instituto Vladimir Herzog, contam os bastidores da produção das pautas premiadas e as novas ideias que trazem para o jornalismo.
Sábado, 25 de junho, das 14h às 15h30

11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Promovido pela Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, o 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo oferece, ao longo de três dias de trabalho, mais de 70 paineis e cursos sobre temas como cobertura de segurança pública, corrupção, crime organizado, meio ambiente, esportes, como financiar o jornalismo independente, jornalismo de dados, técnicas de reportagem e redação, além outros assuntos que estão em pauta.
23 a 25 de junho de 2016 – Universidade Anhembi Morumbi | Rua Casa do Ator, 275 | Vila Olímpia | São Paulo – SP – Brasil