17/06/2016

Projetos vencedores do Prêmio Jovem Jornalista são tema de painel no 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Compartilhar:

Considerado o melhor trabalho produzido na sétima edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, em 2015, o documentário de tv O caso do Jornal Já – instrumento de censura, dano moral oferece risco de extinção a pequenas publicações, de Joyce Heurich, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (São Leopoldo/RS), será apresentado no próximo sábado, dia 25 de junho, das 14h às 15h30, na Faculdade Anhembi – Morumbi, em São Paulo, durante o 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Após a projeção, a proposta é reunir a equipe e os estudantes que ali estiverem para refletir sobre o processo de produção da reportagem, que teve a orientação da professora Luciana Kraemer e a participação da jornalista Bianca Vasconcellos (TV Brasil / EBC), que atuou como mentora do qrupo vencedor. A condução dos trabalhos será da jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ e curadora do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, em 2009, com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem.

Para enfrentar o desafio de definir, produzir e publicar um material jornalístico completo, os jovens universitários são estimulados a entrar em contato com temas da atualidade e de interesse público, como é o caso do zika vírus, tema deste ano. Importante destacar que tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e acompanhados por um jornalista mentor especialmente designado pela organização do Prêmio.

Após a sessão, serão divulgadas, em primeira mão, as dez propostas de pautas vencedoras da edição 2016 do Prêmio Jovem Jornalista.

Inscrições:

( Interessadas(os) em participar da Mesa – Prêmio Jovem Jornalista, não precisam realizar inscrições, esta mesa possui acesso livre)

congresso_abraji

Saiba Mais
Painel: Prêmio Jovem Jornalista
Estudantes de jornalismo vencedores do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, oferecido pelo Instituto Vladimir Herzog, contam os bastidores da produção das pautas premiadas e as novas ideias que trazem para o jornalismo.
Sábado, 25 de junho, das 14h às 15h30

11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Promovido pela Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, o 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo oferece, ao longo de três dias de trabalho, mais de 70 paineis e cursos sobre temas como cobertura de segurança pública, corrupção, crime organizado, meio ambiente, esportes, como financiar o jornalismo independente, jornalismo de dados, técnicas de reportagem e redação, além outros assuntos que estão em pauta.
23 a 25 de junho de 2016 – Universidade Anhembi Morumbi | Rua Casa do Ator, 275 | Vila Olímpia | São Paulo – SP – Brasil

Compartilhar:

Pular para o conteúdo