DOE AGORA

Projeto 1000 em 1: inscrições abertas para vagas remanescentes

Projeto 1000 em 1: inscrições abertas para vagas remanescentes

Estudantes de comunicação de todo o Brasil ainda podem candidatar-se, até às 12 horas do dia 5 dezembro (quarta-feira), às vagas remanescentes do Projeto 1000 em 1.

Para isso basta formar uma Dupla e preencher o Cadastro de Inscrição (http://www.obore.com.br/projetos/projeto1000em1/), onde encontrarão todas as instruções detalhadas.

Não há pagamento de qualquer taxa.

Após o envio da ficha cadastral, cada Dupla deverá produzir um vídeo (de até 5 minutos) onde se apresentam, informam como conheceram o 1000 em 1, por que querem participar do projeto, quem será seu Professor Orientador e citam 3 reportagens premiadas que gostariam de conhecer seus bastidores.

Simples assim.

Qual dúvida, escrever para 1000em1@reporterdofuturo.com.br

1° Encontro de Confraternização e Orientação

Dia 10 de dezembro (segunda-feira), das 09h30 às 16h, acontecerá o “Seminário Internacional em comemoração aos 10 anos de fundação da ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo”.

O “1° Encontro de Confraternização e Orientação dos estudantes vinculados ao Projeto 1000 em 1” integra essa programação.

O evento será realizado no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP (Cidade Universitária, São Paulo, SP) e contará com a presença de Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas, dos ex-presidentes da ABRAJI (Marcelo Beraba, Angelina Nunes, Fernando Rodrigues) e o atual, Marcelo Moreira.

Quem está por trás do 1000 em 1

O 1001 em 1 é uma iniciativa da OBORÉ, ABRAJI, JORNALISTAS & CIA, compõe o programa de atividades do Projeto Repórter do Futuro e conta , até agora, com o apoio realizador das seguintes faculdades, instituições e empresas : Câmara Municipal de São Paulo/ Escola do Parlamento, Cátedra UNESCO de Comunicação, Centro Acadêmico Vladimir Herzog da Cásper Líbero, Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, Departamento de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Departamento de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Faculdade Cásper Líbero , Instituto Corda, Instituto Vladimir Herzog, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, KBR TEC Soluções Online, Le Monde Diplomatique, Revistas Caros Amigos, Fórum e Samuel e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Outras entidades estão em movimento para integrar este pool até o início das aulas do ano que vem.

Como se chegou a estes estudantes já confirmados

Ao longo de 7 meses, realizaram-se encontros em diversas faculdades, reuniões com professores e distribuíram-se materiais de informação sobre os propósitos e a dinâmica pretendida para o Projeto 1000 em 1 .

A meta era chegarmos ao dia 23 de outubro (solenidade de entrega do “34º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos”) com a inscrição de 100 Duplas de estudantes dispostos a trabalhar durante 1 ano (até outubro de 2013 – 8º Congresso Internacional da ABRAJI) e, assim, colhermos 1000 depoimentos (em vídeos de 10 minutos) com os jornalistas mais premiados nos últimos anos.

Ou seja, cada Dupla registrará os bastidores (como surgiu a pauta e qual a trabalheira que deu) de 10 matérias e tudo ficará à disposição de estudantes e estudiosos do jornalismo, através de um Portal especialmente criado para isso

Aparentemente, a meta havia sido alcançada: ao final da solenidade do “34º Vladimir Herzog” contabilizamos 212 estudantes (106 Duplas) de 44 faculdades, de 9 Estados brasileiros.

Veio, então, a etapa de CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO: preenchimento de ficha com dados pessoais, escolares, indicação de Professor Orientador e descrição de equipamentos disponíveis (particulares e da Faculdade) para a realização das futuras entrevistas com os profissionais premiados.

Das 106, 85 confirmaram interesse!!!

Terceira etapa: produção e envio de um vídeo simples (de até 5 minutos) onde cada Dupla se apresentava (exatamente como está no terceiro parágrafo desta matéria) demonstrando, na prática, capacidade de planejamento (cumprimento de prazos) e domínio técnico sobre as ferramentas básicas que serão utilizadas ao longo de todo o 1000 em 1.

Das 85, 50 enviaram o material dentro do prazo inicial e mais 14 remeteram seus vídeos durante a prorrogação de 72 horas decidida pela Coordenação para atender reclamos de alguns que alegaram dificuldades técnicas intransponíveis junto ao Youtube e/ou Vimeo.
Portanto, dispomos ainda de 36 vagas para duplas dispostas a encarar essa empreitada que exigirá gente ativa, criativa, empenhada e que goste de trabalhar em equipe.

Confira aqui a lista das 64 Duplas confirmadas até o dia 26 de novembro.

Leia também a Carta aos Navegantes, primeira orientação enviada (em 1° de novembro) aos estudantes inscritos na época.

Saiba mais sobre o 1000 em 1

Assista as entrevistas com os idealizadores do Projeto (Marcelo Soares, Angelina Nunes e Sergio Gomes) no site do Projeto Repórter do Futuro.

Secretaria Executiva do Projeto Repórter do Futuro.